Orlando Fassoni

Ex-jornalista e crítico de arte
Orlando Fassoni, o Orlando Lopes Fassoni, jornalista brilhante e com passagens marcantes pela Folha de São Paulo, Rádio Jovem Pan e outros veículos, morreu em São Paulo no dia 25 de abril de 2010. Ele teve falência múltipla dos órgãos.

Nascido em Marília (SP), em 1942, Orlando Fassoni foi grande crítico de cinema e redator brilhante do departamento de jornalismo da Rádio Jovem Pan AM. Eu, Milton Neves, trabalhei com ele em todos os seus 11 anos de Jovem Pan, de 1987 a 1998. Afinal, lá fiquei de 1972 a 2005, quando sai por despedida indireta.

Nos 11 anos de Fassoni na Pan, todos nós funcionários pudemos aprender com sua capacidade, belo texto, simpatia, alegria e paciência. Fassoni estava sempre elogiando os colegas e me dizia que a mesma paixão que eu tinha pelo Pelé, ele sempre teve pelo cinema.

Dava detalhes de seus ídolos do cinema dos anos 50 e 60, como Gary Cooper, Robert Taylor, Claudia Cardinale, os vários Tarzans, Brigitte Bardot, Elizabeth Taylor, Alain Delon e etc. Sobre Rock Hudson, sorrindo muito, Fassoni falava de tudo da carreira do saudoso galã.

Na mesma emissora, Rádio Jovem Pan, Fassoni fez escola. A empresa contratou há anos outro "expert? em cinema: o não menos brilhante Fernando Zamith.

Orlando Fassoni mantinha o blog: cinefassoni.blogspot.com

por Milton Neves
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES