Olimpíadas de 1912

A última competição esportiva antes da Primeira Guerra
Por Chico SanTTo
Em 1912, a cidade de Estocolmo, capital da Suécia recebeu a quinta edição dos Jogos de Verão da Era Moderna. Evento, definido pelo Comitê Olímpico Internacional três anos antes, em 18 de maio de 1909. Foi, a bem da verdade, o primeiro torneio a ter atletas de todo o mundo, representado pelos cinco continentes da Terra. Ao todo, 2407 esportistas ? entre as quais 48 eram mulheres - de 28 países estiveram na competição.
O grande número de nações quebrou o recorde da época. Entretanto, o destaque para o sucesso dos Jogos não se restringiu apenas à adesão de participantes. Tanto a qualidade técnica dos atletas quanto as questões referentes à infraestrutura e organização dos Jogos, a exemplo do que já havia ocorrido em Londres, em 1908, se tornaram fatores positivos aos olhos do público e do COI.
Por outro lado, ironicamente, a primeira Olimpíada com pelo menos um país de cada um dos cantos do planeta entrou para a lista de estatísticas do esporte como o último evento entre nações aliadas e as forças opositoras antes da Primeira Guerra Mundial, que durou de 28 de julho de 1914 a 11 de novembro de 1918.
Na Suécia, os Impérios Germânico, Russo, Otomano e Austro Húngaro começariam a apagar o mapa da História. Ao término do confronto bélico, mediante a vitória da Tríplice Entente formada pela união dos Impérios Russo, Francês e Britânico ? a Europa ganharia uma nova divisão territorial com a criação dos países do Leste Europeu.
Pelo ranking geral do quadro de medalhas sueco, os Estados Unidos terminaram em primeiro com 63 medalhas (25 ouros, 19 pratas e 19 bronzes) seguido por Suécia (24 ouros, 24 pratas e 17 bronzes) e Reino Unido (10 ouros, 15 pratas e 16 bronzes). À partir daquele ano, o mundo conheceria Jim Thorpe, considerado o principal atleta do planeta pelo Rei da Suécia, Gustavo V.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES