Olimpíadas de 1906

Atenas
Por Chico Santo
O fracasso das Olimpíadas de Paris em 1900 e St. Louis em 1904 colocou em xeque a credibilidade da competição e a tentativa de Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, de reascender a disputa iniciada na Grécia Antiga. Tanto que em 1906, entre feiras e disputas políticas, a competição voltou à Atenas de forma oficiosa com o título de Jogos Olímpicos Intercalados. O torneio jamais foi reconhecido pelo COI, sobretudo, em virtude da imposição grega diante da própria negativa da entidade esportiva. Para levar os Jogos de Verão a Atenas, entretanto, o Governo da Grécia utilizou-se do pretexto de que o ano de 1906 marcava a primeira década do torneio na Era Moderna. O caráter cultural, extremamente respeitado do ponto de vista social da região do Mar Egeu, fez com que a população mais uma vez acolhesse o evento de forma fervorosa, realizado no histórico Estádio Panathinaiko.
Ao todo, 20 países estiveram presentes. Foram erguidas, junto ao pé do Monte Olimpo, as bandeiras da Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Boêmia, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Império Otomano, Itália, Noruega, Países Baixos, Suécia e Suíça.
No conjunto da obra, 903 atletas ? dentre os quais 883 eram homens e 20 mulheres -, divididos em 78 modalidades e 13 esportes diferentes fizeram a festa. A cerimônia de abertura, realizada em 22 de abril de 1906, foi presidida pelo Rei Jorge I e, ao contrário do que ocorreu em St. Louis, cuja competição durou cerca de seis meses, os Jogos Olímpicos Intercalados mostraram-se bem mais organizados do que o torneio norte-americano. Um momento exclusivo do esporte, longe das feiras e interesses políticos.
Em 02 de maio de 1906, com exatos dez dias de Jogos, o quadro Geral apontou a França como a grande vencedora. Foram computados 40 pódiuns, sendo 15 primeiros lugares, 9 segundos e 16 terceiros. O Estados Unidos apareceu logo em seguida com 12 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. A Grécia, dona da casa, terminou em terceiro, no ranking. Os gregos fecharam a competição comemorativa com 33 conquistas, oito delas com vitória.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES