Olimpíada de 1908

O exemplo de organização inglesa
Por Chico Santo

Em 1908, com a confirmação da exclusão da Olimpíada Intercalada de 1906 em Atenas dos memorandos do COI, diante da tentativa da Grécia de oficializar o evento simbólico que marcou a primeira década da retomada dos Jogos ? o Comitê Internacional Olímpico realizou a quarta edição dos Jogos de Verão da Era Moderna. A princípio, a competição deveria ter sido realizada em Roma, na Itália. Entretanto, em virtude da erupção do vulcão Vesúvio, as autoridades italianas abdicaram ao direito de sediar o torneio. Por essa razão, incentivada pelo apoio da Família Real e pela respeitável experiência adquirida, na época, em 30 anos de organização de Wimbledon, a Grã-Bretanha se colocou a disposição para receber a Olimpíada e, como consequencia, Londres foi escolhida como palco do principal encontro do esporte mundial. A partir daí, surgiram, então, as primeiras tradições olímpicas, com a maratona de 42,195 km vencida por Dorando Pietri e a imortalizada expressão de Coubertin "o importante não é vencer, mas competir?.
A exemplo do que já estava acostumada a fazer em seus campeonatos de tênis, a Inglaterra fez dos Jogos de Verão um grande exemplo de organização. Mesmo diante do curto espaço de tempo, conseguiu preparar a cidade de Londres em apenas dois anos. Prova maior não poderia ter sido dada além do Estádio Sheperd´s Bush, conhecido, também, como White City. O complexo esportivo possuía, ainda, um velódromo de 660 metros, uma piscina de 100 metros de comprimento e uma pista de atletismo com 536 metros. A arena com capacidade para 70 mil lugares foi levantada em apenas 10 meses. Manuais de regras, para todas as modalidades, foram distribuídos em inglês, francês e alemão.
Pela primeira vez, o Comitê Olímpico Internacional autorizou o desfile dos atletas como representantes das nações presentes na cerimônia de abertura, presidida em 1908 pelo Rei Eduardo VII. Vinte e dois países, com 2008 esportistas, participaram dos jogos. Oscar Swahn, aos 61 anos, se tornou o medalhista de ouro mais velho da história. O sueco venceu a disputa de tiro ao veado.
No quadro geral de medalhas, a Inglaterra terminou em primeiro com um total de 145 conquistas, dentre as quais, 56 foram de ouro, 51 de prata e 38 de bronze. Os Estados Unidos ficaram em segundo com apenas 47 pódiuns, enquanto a Suécia - terceira colocada ? terminou com 25.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES