Odilon Dias Netto

Ex-corredor

por Kaique Lopreto, @kaiquelop

Odilon Dias Netto, um dos ícones do atletismo brasileiro na década de 1950, nasceu em 1927. No dia 4 de fevereiro de 2014, o atleta sofreu um infarto e morreu em Ribeirão Preto.

Começou a correr ainda jovem, quando era militar da Aeronáutica. Ele não perdia provas nas competições de atletismo das Forças Armadas. Assim, com tanto talento, ele passou pelo São Paulo e clubes do interior paulista.

Odilon disputava diversas provas do atletismo, dentre elas, os 400, os 800 e 1500 metros rasos, além do salto triplo e do revezamento 4 x 400 metros. Netto foi companheiro de Adhemar Ferreira da Silva no São Paulo e na equipe brasileira de atletismo.

O atleta conseguiu índice para as Olimpíadas de 1948, em Londres. Contudo, com uma cirurgia de amígdala mal feita, não pôde disputar os jogos.

Morando em Ribeirão Preto desde 1952, Odilon chegou a ser preparador físico do Comercial e do Botafogo, times rivais da cidade.

Por causa de um infarto, no dia 4 de fevereiro de 2014, Netto deixou a mulher Vera, com quem era casado desde 1969, duas filhas, Ana Cristina e Ana Luiza, e três netos, Marcus Vinicius, Pedro Henrique e João Vitor.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES