Oberdan

Ex-zagueiro do Santos e Grêmio
por Ednílson Valia e Milton Neves
 
Oberdan Nazareno Vilain, o Oberdan, ex-quarto-zagueiro do Coritiba, Santos e Grêmio hoje é empresário no ramo de água mineral. Ele é dono da fonte Imperatriz, em Santa Catarina, cidade em que reside. Clique aqui e acesse o site da Água Mineral Imperatriz.
 
Nascido no dia 2 de junho de 1945, em Florionápolis (SC), Oberdan começou a carreira no Coritiba em 1963. Em 1965 foi vendido ao Santos, onde jogou até 1975.
 
"Saí no mesmo ano do Pelé. Apareceu uma proposta boa. A diretoria do Santos me deu metade do passe e eu voltei para o Coritiba, onde fui tricampeão paranaense", recordou Oberdan.
 
Depois do Coxa, o quarto-zagueiro foi para o Grêmio em 1977. No Tricolor gaúcho, ele também conquistou um importante título.
 
"Fiz parte da equipe comandada por Telê, que venceu o campeonato estadual. Foi um título importante porque o Inter estava dominando, tinha um grande time", lembra Oberdan, que encerrou a carreira no próprio Grêmio em 1978, quando estava com apenas 32 anos.
 
"Foi uma opção. Já estava cuidando da minha empresa e achei melhor encerrar a carreira. Cheguei a ser técnico do Grêmio em 80, tendo como auxiliar técnico o Valdyr Espinosa, que seria campeão do mundo no Japão três anos depois", fala Oberdan, que é casado com Tânia, tem dois filhos (Oberdan e Daniele) e quatro netos.
 
QUEM TIRAVA O SONO DO BEQUE?

Oberdan enfrentou grandes atacantes nas décadas de 60 e 70, mas os que mais tiravam o sono do beque eram César Lemos (Palmeiras), Escurinho (Internacional), Dario Maravilha (Atlético Mineiro, Inter e outras equipes) e, principalmente, André Catimba (Vitória, Grêmio e Guarani). "Todos tiravam o meu sono, mas o André Catimba era um dos mais complicados para se marcar. Quanto mais um zagueiro batia nele, mais ele vinha em cima. Nunca ficava com medo", comenta Oberdan.
 
COMPANHEIRO DE ZAGA IDEAL

O saudoso Mauro Ramos de Oliveira, que jogou ao lado dele no Santos, ainda é inesquecível para Oberdan. "Foi o melhor companheiro de zaga que eu tive, sem dúvida. Foi muito bom ter atuado ao lado do Mauro Ramos", comenta Oberdan, que em 1966 foi eleito o melhor zagueiro do futebol paulista.
 
No dia 15 de março de 2020, Oberdan participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:

ABAIXO, VÍDEO DA ENTREVISTA DE OBERDAN AOS JORNALISTAS DO "MUSEU DA PELADA", PUBLICADA EM 23 DE FEVEREIRO DE 2020

ABAIXO, VÍDEO FEITO PELO FILHO DE OBERDAN EM HOMENAGEM AO SEU PAI

 

No dia 01 de maio de 2022, Oberdan Nazareno Vilain, o Oberdan (ex-quarto-zagueiro do Coritiba, Santos e Grêmio hoje é empresário no ramo de água mineral) participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES