Noventa

Ex-atacante do Atlético-MG
por Marcelo Rozenberg
 
José Maria Carneiro, o ex-meia-atacante Noventa (apelido ganho após ter chutado uma bola de meia 90 vezes durante brincadeira de criança), nasceu em Diamantina, Minas Gerais, em 01 de maio de 1941.
 
Defendeu América-MG, Siderúrgica, Villa Nova (MG) e Atlético-MG na carreira. Ficou marcado por fazer parte do time que levou o modesto Esporte Clube Siderúrgica, de Sabará, ao título mineiro de 1964. Por sinal, na decisão desta competição contra o Atlético, fraturou o braço mas permaneceu em campo por ordem do saudoso treinador Yustrich. Acabou marcando o terceiro gol da vitória por 3 a 1. No Galo jogou pouco. Segundo registros do clube, apenas sete partidas, sendo apenas uma oficial, contra o Uberaba, em 1966. Atualmente reside na região de Boston, nos Estados Unidos, onde trabalha ensinando crianças a jogar futebol.

Em 2008, Noventa retornou ao noticiário por pleitear junto à poderosa multinacional Nike uma indenização alegando que a empresa criou uma linha de chuteiras batizada com o apelido com o qual atuou. A Nike negou-se a atender sua reivindicação.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES