Norival Borges

Ex-ponta do Garça, Osvaldo Cruz e Guarani de Adamantina
por Túlio Nassif

Filho de Álvaro Borges de Freitas e Maria Mingorance de Freitas, Norival Borges nasceu no dia 15 de agosto de 1947, em Herculândia, São Paulo. É casado com dona Izabel Ruiz de Freitas, com quem tem dois filhos, Diana e Diego, além dos dois netos. Atualmente, ainda com um preparo físico invejável, o sorridente e muito cordial "Noriva", ainda corre nos campos pelo Esporte Clube Veteranos de sua querida Tupã.

Norival começou sua carreira no Heliar de Tupã, em 1968. Depois pelo Aimorés Futebol Clube, onde foi campeão amador de Tupã em 1969.  Profissionalizou-se no São Bento de Marilia, em 1970.

Posteriormente, jogou no Garça em 1971, na Esportiva de Osvaldo Cruz  entre os anos de 1972 a 1973,  no Tupã Futebol Clube de 1974  a  1976, no Guarani de Adamantina em 1977, no Rinopolense em 1978, voltou ao Tupã  em 1979  e pendurou as chuteiras no Gazeta de Ourinhos, em 1982.

Depois foi preparador físico e treinador do Gazeta de Ourinhos e técnico esportivo da prefeitura de Ourinhos até 1974. Voltou ao Tupã mais uma vez, como professor de educação física da rede publica do estado de São Paulo, onde permaneceu até 2009, quando se aposentou.

Sempre foi um excelente profissional, ponta técnico, ligeiro e habilidoso, considerado por muitos, como o melhor de toda a alta paulista.

Con1quistou muitos títulos. Foi campeão amador pelo Aimorés,  campeão da várzea pela policia militar, Série B do Campeonato Paulista pelo Tupã  e também pela Série B do Campeonato Paulista, mas defendendo as cores da Esportiva de Osvaldo Cruz.

De uma família de jogadores profissionais, como Nelson Borges (ex-Santos e Náutico), Nadir Borges, Nivaldo Borges e Milton Borges, que tinham uma equipe de futebol de salão com o nome de "Irmãos Borges".
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES