Norberto Safioti

Ex-ponta do Bangu
por Ednilson Valia
 
Um dos campeões do segundo e último título estadual do Bangu, o ex-ponta-direita Norberto Roque Safioti faleceu em sua cidade natal, Araçatuba-SP, aos 69 anos, no dia 23 de fevereiro de 2013.
 
O ex-atacante, nascido em 22 de abril de 1943, deixou a esposa, Maria Regina Ribeiro, com quem teve dois filhos: o médico Guilherme Safioti, que é casado com a sueca Malin, com quem tem três filhas e a advogada, Ana Paula Malta, que contraiu matrimônio com Marcelo Malta, união que frutificou em duas filhas.
 
Revelado pelo Paulista de Araçatuba em 1958, em seguida se transferiu para o Botafogo de Ribeirão Preto, por onde jogou por dois anos.

Devido ao alto rendimento foi contratado pelo Palmeiras em 1962 e ficou até 1966, e neste período foi emprestado ao São Bento de Sorocaba (1963) e ao Bragantino (65-66).

Em 1966, voltou para o interior paulista devido convalescença do seu pai.

Atuou em sete jogos nos profissionais do Verdão, anotando dois gols, em informações colhidas no Almanaque do Palmeiras, escrito por Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Dias após ter deixado o time de Parque Antártica e com o pai convalescido, recebeu uma proposta para jogar pela equipe carioca do Bangu, onde sagrou-se campeão carioca, em 1966, no último título do alvirrubro do estádio de  Moça Bonita.

Ficou por dois anos na agremiação da zona oeste do Rio de Janeiro e voltou para Araçatuba-SP,  precisamente em 1968,  em decorrência da morte de seu pai.
 
Pelo Bangu ele jogou 19 partidas, anotando cinco gols, em informação do historiador banguense Carlos Molinari. 

Deixou o futebol e virou delegado da polícia até se aposentar.  Viveu seus últimos dias viajando entre o interior paulista e a Suécia, com a esposa Maria Regina, para visitar as netas, até o destino de forma abrupta interromper a sua vida em decorrência de uma arritmia cardíaca.

Em 8 de março de 2012, durante entrevista ao Portal Terceiro Tempo, o jornalista Reginaldo Leme relembrou a primeira vez que esteve presente em um autódromo, em Interlagos. Ele ouviu o barulho dos motores de carros em um sítio pertencente à família Safioti, amiga da família Leme. Esta propriedade ficava próxima ao autódromo.
ver mais notícias

Atuou apenas sete jogos nos profissionais do Verdão, anotando dois gols, em informações colhidas no Almanaque do Palmeiras, escrito por Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Nos "mulatinhos rosados? jogou 19 partidas, anotando cinco gols em informação do historiador banguense Carlos Molinari. 

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES