Nininho ou Zé Maria

Ex-atacante do América-RJ

José Maria Santos, o Nininho ou Zé Maria, ex-atacante do Fluminense de Itabuna (BA), Prudentina (SP), América (RJ), Nacional (SP), entre outros clubes, hoje vive em Itabuna (BA), onde trabalha como olheiro de futebol para vários times do Brasil e também do exterior. Casado com Maria do Socorro, Nininho é pai de três filhos (Paula, Anana e Breno) e avô de dois netos (Bruno e Paulo Henrique).
Histórico
José Maria Santos, o Nininho ou Zé Maria, nasceu em Macuco, distrito de Itabuna (BA), hoje cidade de Buerarema, em 13 de maio de 1938. Começou o contato com a bola aos 12 anos no time Pindorama Futebol Clube de (Macuco) Buerarema (BA), sendo seu primeiro treinador Teodolino.
1955 ? Em 1955, com o apelido de Nininho iniciou sua carreira de jogador de futebol no Fluminense da cidade de Itabuna (BA). O atleta atuou durante 3 anos pelo tricolor itabunense, sendo convocado neste período para a Seleção Amadora de Itabuna.
1956 ? Em 1956, Nininho participa da conquista do primeiro título de futebol para a cidade de Itabuna. O torneio Governador Antonio Balbino, disputado em Salvador no campo da Graça e da Fonte Nova. Este torneio foi tão importante que os atletas da seleção foram condecorados, por várias personalidades da Bahia e do Brasil.
1958 ?Nininho foi eleito o atleta mais eficiente e disciplinado de Itabuna ganhando passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro, mais hospedagem para 15 dias em hotel no Rio de Janeiro. Viajou acompanhado do colega Hildebrando que ia visitar a mãe dele, D. Guiomar, esposa de Didi do Botafogo. Nininho foi apresentado aos dois e se tornaram grandes amigos. No Rio Nininho fez um teste no Fluminense onde jogava o conterrâneo Léo Briglia e outros grandes craques da época, como Telê, Valdo, Escurinho, Castilho e Pinheiro. Depois de quatro coletivos contras essas feras, Leo Briglia chegou com a boa notícia: "Nininho Pirilo lhe aprovou?. Pediram seus documentos para fazer a ficha no juniores. Como a atleta já havia completado 20 anos ele não foi aproveitado. Neste mesmo ano Didi fez o convite para Nininho fazer teste no Botafogo. Após um mês de treinamento em General Severiano, surge então o técnico do Guarani de Divinópolis (Minas Gerais) fazendo o convite para ele disputar o Campeonato Mineiro pelo Guarani. Proposta que foi aceita.


1959 ? Nininho retornou de Divinópolis para o Rio de Janeiro para continuar o teste no Botafogo. Durante o treinamento apareceu Antoninho técnico do Canto do Rio, Pedindo jogadores emprestados ao Botafogo. Nininho sem contrato assinado foi para o Canto do Rio onde disputou o campeonato com o nome de Naninho por conta de um erro do técnico Antoninho que colocou seu nome dessa forma na escalação.
1960 ? Nininho já recuperado do acidento foi para o América Futebol Clube, através do colega do Canto do Rio, o zagueiro Ricardo, assinando contrato por um ano. Lá no América o diretor de futebol profissional, Dr. Álvaro Bragança, pediu que o atleta fosse denominado de Zé Maria. Neste ano o atleta conquistou o título de Campeão Carioca, ou seja o primeiro campeão do estado da Guanabara. Zé Maria atuou mais nos aspirantes onde chegou a ser o artilheiro da equipe. No time principal ficou uma vez na regra três no jogo contra o Vasco da Gama onde o América venceu por um a zero com gol de Quarentinha. Detalhe: o atleta Zé Maria foi chamado pelo técnico Jorge Vieira e chegou a ser massageado pelo massagista Olavo para entrar no lugar de Quarentinha que tinha sofrido uma pancada muito forte. Quarentinha se recuperou, continuou na partida e acabou fazendo o gol da vitória do América.
1961 ? De contrato renovado Zé Maria continuou no América onde foi submetido a uma cirurgia no nariz para melhorar a respiração que foi afetada pelo acidente automobilístico no Canto do Rio. Zé Maria continuou atuando mais no aspirante. Neste mesmo ano junto com o colega de clube Décio foram emprestados ao Bonsucesso Futebol Clube para fazer uma excursão no exterior passando pelo Chile e Peru. Foi uma excursão brilhante com a realização de 15 jogos invictos nos dois países, sendo o último jogo da excursão contra o Sporting Cristal que já era campeão peruano antecipado, faltando 3 rodadas para o fim da competição. "Neste jogo eu fiz o gol mais bonito da minha vida?, declarou Zé Maria.
1962 ? Em 1962, Zé Maria foi convidado pelo treinador Esquerdinha, para atuar pelo Campo Grande do Rio Janeiro, clube que faria sua estréia na primeira divisão carioca. No entanto ele acabou aceitando a proposta do Nacional Atlético Clube de São Paulo capital. Neste mesmo ano disputou a Primeira Divisão pelo Nacional sendo o artilheiro da equipe na competição.
1963 ? Zé Maria foi convidado para jogar na Associação Prudentina de Esportes Atléticos, que participava da Divisão Especial representando a cidade de Presidente Prudente.
1964 ?Já no Nacional treinador Alfredo Ramos aconselhou o atleta a permanecer noc clube, como também o presidente Dr. Moacir Boscardim que defendia a permanência de Zé Maria, dando, inclusive, apoio para que o atleta levasse a sua família de Buerarema para São Paulo. A ajuda à família foi uma constante na vida de Zé Maria, que mesmo com seus pais ainda vivos sempre mandou ajuda para todos em Buerarema, culminando com a ida deles para São Paulo. Na época, Zé Maria comprou uma casa e trouxe seus pais Dão e Dona Josefa e os irmãos. Desses irmãos que foram para São Paulo, Zé Maria ajudou na formação de duas professoras Marialva e Ana e um professor de Educação Física Paulo César e casou duas irmãs e dois irmãos. O professor Paulo César trabalhou no Nacional e Corinthians.
1965 ? O atleta renovou contrato com o Nacional e neste mesmo ano ingressou no serviço público federal (R.F.F.S.A.).
1966 ? No fim do ano de 1966, depois da quatro anos atuando pela equipe do Nacional, Zé Maria encerrou sua carreira de jogador de futebol profissional, passando a exercer apenas a função de Servidor Federal (R.F.F.S.A.).
1977 ? Zé Maria retorna a sua terra para fixar residência em Itabuna (BA).
1979 ? Zé Maria foi convidado pelo amigo João Xavier de Oliveira Filho, diretor do Itabuna, para assumir a supervisão do futebol profissional do clube. Zé Maria permaneceu no cargo durante 15 anos.
1991 ? Zé Maria se aposenta como comerciário, atleta profissional de futebol, servidor federal, supervisor e treinador do Itabuna Esporte Clube.
1993 ? Zé Maria foi convidado pelos amigos João Xavier de Oliveira Filho, Vice-Prefeito e Secretário de Esporte e Geraldo Simões Prefeito de Itabuna, para implantar as escolinhas de futebol da Prefeitura Municipal de Itabuna. Depois da implantação os resultados foram excelentes tirando meninos de rua para uma vida melhor.
Clubes que atuou:
Profissional: Guarani Futebol Clube (Divinópolis - MG), Canto do Rio Futebol Clube (Niterói ? RJ), América Futebol Clube (Rio de Janeiro ? RJ), Bomsucesso Futebol Clube (Rio de Janeiro ? RJ), Nacional Atlético Clube (São Paulo ? SP), Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Presidente Prudente ? SP).
Títulos:
1956 ? Campeão do torneio Governador Antonio Balbino pela Seleção Amadora de Futebol de Itabuna (BA). 1957 ? Campeão do primeiro Campeonato Intermunicipal Bahiano de Futebol pela Seleção Amadora de Futebol de Itabuna (BA). 1957 ? Artilheiro do primeiro Campeonato Intermunicipal Bahiano de Futebol, com 11 gols assinalados em 7 jogos disputados, pela Seleção Amadora de Futebol de Itabuna (BA). 1958 ? Eleito o jogador mais eficiente e disciplinado de Itabuna. 1960 ? Primeiro Campeão do Estado da Guanabara pelo América Futebol Clube do Rio de Janeiro.

ver mais notícias
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES