Nelson Mandela

Prêmio Nobel da Paz
por Marcos Júnior
Nelson Rolihlahla Mandela, um dos principais líderes políticos da história, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, um ano antes de ser eleito presidente da África do Sul, cargo que ocupou até 1999.

Ele faleceu em 05 de dezembro de 2013, em sua casa, na cidade sul-africana de Pretória, aos 95 anos, após complicações pulmonares.

Seus problemas de saúde começaram em 2001, quando foi diagnosticado um câncer de próstata, que ele conseguiu vencer, mas sua saúde foi se fragilizando entre 2012 e 2013, principalmente em razão de infecções respiratórias recorrentes, tornando comuns suas internações.

Seu mandato ficou marcado por uma nova Constituição (1997), a formação de uma Comissão da Verdade e Reconciliação, adoção de um novo hino nacional e a controversa intervenção militar no Lesoto, que vivia uma onda anarquista, com saques e violência.
Conseguiu eleger seu sucessor, o deputado Thabo Mbek.

Nascido na cidade sul-africana de Mvezo, em 18 de julho de 1918, Mandela foi o principal opositor ao regime de segregação racial em seu país, o Apartheid, oficializado em 1948 e que perdurou até sua extinção, com a chegada de Mandela ao poder.

Ficou preso entre 1964 e 1990 acusado de sabotagem pelo governo sul-africano (admitida por Mandela) e também por conspirar para que outros países invadissem a África do Sul, esta acusação negada por Mandela.

Sua sentença, de prisão perpétua, foi revogada e ele foi colocado em liberdade em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos de idade.

Nelson Mandela se casou por três vezes. Sua primeira esposa foi Evelyn Ntoko Mase, de quem se divorciou em 1957,  após 13 anos de união.

Sua segunda esposa foi Winnie Madikizela, As divergências políticas entre eles e a declaração de Mandela que acusava Winnie de infidelidade acabaram culminando com o divórcio, após 38 anos de casados.

Ao completar 80 anos, em 1998, Nelson Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, ex-presidente de Moçambique.

Em 2010, durante a Copa do Mundo da África do Sul, Nelson Mandela viveu um drama pessoal, quando Zenani, sua bisneta morreu vítima de um acidente automobilístico, retornando de uma festividade da Copa, aos 13 anos de idade.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES