Nadia Comaneci

Ex-ginasta romena
por Danielle Nhoque
 
Nadia Elena Comaneci é uma ex-ginasta que competia na modalidade artística. Ao lado do marido, Bart Conner, administra uma academia de ginástica em Oklahoma, nos Estados Unidos.

Primeira filha de Gheorghe e Stefania-Alexandrina, Nadia nasceu no dia 12 de novembro de 1961, na Romênia, e desde criança era apaixonada pela ginástica. Teve seu talento descoberto no jardim de infância, quando tinha 6 anos de idade e virava cambalhotas com uma amiga no pátio do colégio. Bela Karolyi se encantou com os movimentos da garota e a recrutou em sua escola, onde a treinou juntamente com sua esposa, Marta.

Em 1969, Comaneci disputou pela primeira vez um campeonato nacional e ficou em 13º lugar. Mais tarde, em 1971, estreou em uma disputa internacional "júnior" em duplas e conquistou a medalha de ouro. Desde então listou várias vitórias, dentre elas o título europeu em 1975 e recebeu a pontuação máxima diversas vezes.

Mas foi nos Jogos Olímpicos de Verão, em Montreal, no dia 18 de julho de 1976, que a menina conquistaria o mundo e se tornaria referência na ginástica feminina. Com apenas 14 anos de idade, em sua estreia olímpica, Nadia conseguiu ótimas pontuações nas provas em equipe e impressionou a todos pela sua perfeição nas barras assimétricas. Recebeu o inédito "10 perfeito" da competição, que foi exibido no quadro de pontuações como 1,0 (na época não exibiam mais casas decimais, o que impossibilitou a mostra dos pontos corretos). A máxima foi a primeira das sete notas perfeitas que conseguiu no Canadá. Com três medalhas de ouro, se tornou a campeã olímpica mais jovem da modalidade.

Mesmo com a queda nos níveis de aptidão e forma física, Nadia seguiu consequindo bons resultados em torneios europeus e mundiais. Se apresentou nas Olimpíadas de Moscou em 1980 quando, embora sentindo dores nas pernas, conseguiu o ouro e duas medalhas de prata.

Nadia decidiu abandonar a ginástica artística em 1981. No ano de 1996, casou-se com o também ex-ginasta Bart Conner e passou a morar com ele na cidade de Oklahoma, nos EUA, tiveram um filho, Dylan e abriram sua própria academia de ginástica.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES