Na Terra de Fernando Pessoa

Chico Santo, bastidores da Copa do Mundo-2010

Paula Vares Valentim
jornalista responsável

Chico Santo, direto da África do Sul - Um jogo para tirar qualquer tipo de dúvida. Depois do péssimo futebol apresentado contra a fraca Coréia do Norte e da convincente vitória sobre a Costa do Marfim, a Seleção Nacional do Brasil finalmente terá o seu primeiro grande teste pela frente. Superar a defesa menos vazada da competição e não levar nenhum gol daquele que estatisticamente é considerado o melhor ataque do mundial. "Sabemos que o Brasil é muito forte e que sempre é favorito. Mas os números estão com a gente. Temos um ataque que fez 7 gols e uma defesa que não levou nenhum. O que posso falar é que o nosso momento é melhor aqui na África, apesar de reconhecer que o Brasil é um dos favoritos ao título ?, diz a torcedora portuguesa Maria Alcantara. Matematicamente, a Seleção Portuguesa precisa de um ponto para se classificar para as oitavas-de-final. Um empate que daria ao Brasil, também, eventualmente, o primeiro lugar no grupo. Para mim, acho que o jogo mais difícil é sempre o próximo?, afirma Antonio Ladim, em uma das frases mais poéticas do futebol. "Qualquer país que jogar aberto com o Brasil vai perder. Por isso afirmo que não tenho medo nenhum da Argentina. Se Portugal vier tão ofensivo quanto veio da última vez, vai levar uma sacada. Se botar o Tiago Silva fica melhor ainda. Vão deixar de ser a defesa menos vazada?, acrescenta Pedro Landim. Para os portugueses, a notícia boa fica por conta da suspensão de Kaká. Motivo de revolta entre os torcedores de seleções rivais. "Foi um absurdo aquele cartão vermelho. A televisão mostrou que o Kaká não fez nada?, opina a italiana Paola Tripoli. "Tirar um craque de uma partida de Copa do Mundo, sem motivo, diminui o brilho da competição?, diz Freddy Brayn, com a bandeira inglesa em suas mãos. A ausência de Kaká, entretanto, não é o assunto mais comentado pelos brasileiros. "Estou com pena do Elano. Toda vez que o Daniel Alves entra dá problema. Ele entrou contra a Coréia do Norte, estava dois a zero, e a Coréia fez um gol. Contra a Costa do Marfim foi a mesma coisa?, disse Frederico Ladim. "A impressão que dá é que ele está querendo aparecer demais do meio campo pra frente e se esquecendo de marcar?, complementa Rodolfo Ladim.

Palco da partida de encerramento da participação do Brasil na fase de grupos, Durban é uma cidade de raízes portuguesas. O local guarda entre si um pouco do que a imortalidade deixou para os amantes da literatura e os apaixonados pelo mar junto as obras e feitos heróicos de alguns dos mais ilustres personagens do mundo. "Dá pra dizer que temos um pouco do sangue português em nossas veias?, revela a garçonete Dolly Nkosi. Não é para menos. Em 25 de dezembro de 1497, o navegador português, Vasco da Gama, aportou na costa leste da região para fundar o que hoje é considerado o maior porto em capacidade de armazenamento de containers do hemisfério sul. "É o Porto Natal. Muito importante para que vem da Ásia e segue para a América. É o maior porto da África do Sul e um dos principais do mundo?, orgulha-se o sul-africano Jeffrey Mcaulley.
Quem anda pelas margens da costa do Oceano Índico de longe vê a fila de embarcações que cruzam a cidade através de um estreito canal, parecido com o que há em Suez, com a interligação entre o mar e a região portuária de Durban. "É como uma grande avenida, só que feita para navios de carga pesada?, acrescenta Mcaulley. A região praiana também é alvo de trabalhos artísticos, sobretudo, com as esculturas de areia que dão charme ao calçadão da praia em obras que retratam alguns dos estádios de futebol utilizados pela FIFA na Copa do Mundo de 2010, como o Soccer City de Johanesburgo, o Nelson Mandela de Port Elizabeth e o próprio Moses Mabhida de Durban. "Esse é o meu trabalho. No inverno ou no verão, fico aqui, fazendo da areia a arte. Levo em torno de um dia para fazer um estádio como esse. Depois de pronto, vem os detalhes. Uma maneira de ganhar meu dinheiro com o turismo e deixar a cidade mais bonita?, diz David Giomo.

Se tratando de arte, no entanto, nada chama mais a atenção em Durban do que as lembranças do imortalizado Fernando Pessoa. "Ele viveu por aqui. Sem dúvida nenhuma, demos a Pessoa um pouco da inspiração que ele traduziu ao papel?, diz o comerciante Phakamasa Owen. Oficialmente, sabe-se que o poeta residiu na cidade entre os anos de 1895 e 1905. Depois disso, ao retornar a Portugal publicou alguns dos poemas mais famosos do mundo, entre eles, a "Felicidade?, que dentre os muitos pensamentos de Fernando Pessoal pode se resumir ao que nem sempre é dito. "Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.?

 

Home - Bastidores da Copa do Mundo 2010
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES