Mundial da F1 - 1974

O ano do bicampeonato de Emerson Fittipaldi
por Marcos Júnior
Equilíbrio. Este foi o tom da temporada de Fórmula 1 em 1974, ano em que Emerson Fittipaldi conquistou seu segundo título na categoria, estreando pela McLaren, após deixar a Lotus.
Foram sete vencedores no ano e Emerson alcançou o campeonato em função de sua constante presença entre os seis primeiros, à época, os únicos que pontuavam na F1.
A prova do equilíbrio pode ser constatada pelo fato do número de vitórias de Emerson (três), ter sido do mesmo do argentino Carlos Reutemann (Brabham-Ford) e Ronnie Peterson (Lotus-Ford).
Além deles, Niki Lauda (Ferrari) e Jody Schecter (Tyrrell-Ford) venceram duas corridas, enquanto o vice-campeão da temporada, o suíço Clay Regazzoni apenas uma.

O campeonato chegou à etapa final, em Watkins Glen, nos Estados Unidos, com Emerson e Regazzoni empatados em 52 pontos e Schecketer com chances matemáticas, com 45 pontos.
Mas Emerson teve um final de semana melhor que seus oponentes. Na classificação, entre os três candidatos, Scheckter largou mais à frente, em sexto, enquanto Emerson e Clay partiram mais atrás, em oitavo e nono lugares.
Na corrida, o brasileiro fez uma prova cerebral, terminando em quarto lugar, enquanto Regazzoni amargava sua jornada com problemas mecânicos em sua Ferrari para completar em 11º, a quatro voltas do vitorioso Carlos Reutemann. Jody, por sua vez, abandonou na 44ª das 59 voltas do GP norte-americano.
Após o sucesso da Tyrrell nas mãos de Jackie Stewart nos anos anteriores, a equipe o substituiu pelo francês Patrick Depailler. Stewart havia ficado muito abalado com a morte do companheiro de equipe, François Cevert.
De qualquer forma, Stewart nunca deixou definitivamente a categoria, chegando a fundar sua própria equipe em 1997, e que durou até 1999, ano em que foi vendida à Ford e batizada com o nome de Jaguar.
A conquista de Emerson foi a histórica para a McLaren, que conquistou seu primeiro título de pilotos e de construtores. O brasileiro fechou o ano com 55 pontos, três a mais que Regazzoni, o vice.

Os vencedores  das provas na temporada de 1974 da Fórmula 1:
GP da Argentina (Buenos Aires) -
Denny Hulme (McLaren-Ford)
GP do Brasil (Interlagos) -
Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford)
GP da África do Sul (Kyalami) -
Carlos Reutemann (Brabham-Ford)
GP da Espanha (Jarama) -
Niki Lauda (Ferrari)
GP da Bélgica (Nivelles) -
Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford)
GP de Mônaco (Monte Carlo) -
Ronnie Peterson (Lotus-Ford)
GP da Suécia (Anderstop) -
Jody Schecketer (Tyrrell-Ford)
GP da Holanda (Zandvoort) - Niki Lauda (Ferrari)
GP da França (Dijon-Prenois) -
Ronnie Peterson (Lotus-Ford)
GP da Inglaterra (Brands Hatch) -
Jody Schecketer (Tyrrell-Ford)
GP da Alemanha (Nurburgring) -
Clay Regazzoni (Ferrari)
GP da Áustria (Zeltweg) -
Carlos Reutemann (Brabham-Ford)
GP da Itália (Monza) -
Ronnie Peterson (Lotus-Ford)
GP do Canadá (Mosport) -
Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford)
GP dos Estados Unidos (Watkins Glen) -
Carlos Reutemann (Brabham-Ford)

Clique aqui e veja a página de Emerson Fittipaldi na seção "Que Fim Levou?"
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES