Mundial da F1 - 1973

O mito Stewart, a rivalidade na Lotus e a morte de Cevert
por Marcos Júnior
A temporada de 1973, em que três pilotos travaram uma árdua luta pelo título (Stewart, Emerson e Peterson), terminou de forma triste, com a morte do francês François Cevert, uma das maiores promessas da Fórmula 1.
Cevert sofreu seu acidente fatal durante um treino para o GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen, última etapa do campeonato.
Seu companheiro de equipe na Tyrrell era Jackie Stewart, que com o título assegurado (terceiro de sua carreira), nem participou da prova, por conta do abalo sofrido com a tragédia do amigo.
Ao longo das 15 etapas disputadas em 1973, o que se viu foi uma intensa disputa interna na Lotus, entre Emerson Fittipaldi e o sueco Ronnie Peterson, fator que acabou favorecendo o escocês Jackie Stewart, que encerrou a temporada com 71 pontos, 16 à frente de Emerson (o vice) e 19 a mais que Peterson, o terceiro colocado.
Embora Emerson tenha começado o campeonato em grande estilo, com seis pódios consecutivos, sendo três vitórias (Argentina, Brasil e Espanha), Stewart acabou se recuperando e fechou o ano com cinco triunfos (África do Sul, Bélgica, Mônaco, Holanda e Alemanha).
Emerson, aliás, estagnou nas três vitórias e viu Peterson vencer quatro GPs (França, Áustria e Itália e EUA), sendo as duas primeiras sem que o brasileiro tivesse pontuado. Em Monza, Emerson foi o segundo colocado.
Embora amigo de Peterson, o desgaste na Lotus, com Colin Chapman, ficou evidente, fator que acabou sendo decisivo para que o brasileiro deixasse o time ao término do ano e assinasse com a McLaren, onde acabou conquistando o bicampeonato em 1974.
Em um ano amplamente dominado por Lotus e Tyrrell, apenas a McLaren também conseguiu vencer em 1973, com Denny Hulme na Suécia e Peter Revson (Inglaterra e Canadá).
No final das contas, a dupla da Lotus decretou o título para a equipe de Colin Chapman, seguida por Tyrrell, McLaren, Brabham, March, BRM, Ferrari, Shadow, Surtees e Iso.
Interessante mencionar a participação do brasileiro Luis Pereira Bueno, uma das maiores referências no automobilismo brasileiro, no GP do Brasil, em Interlagos. Ele competiu com um carro da limitada Surtees, mas conseguiu concluir a prova em 12º lugar, após ter largado em 20º. O outro brasileiro que correu em Interlagos foi Wilsinho Fittipaldi, mas o irmão de Emerson abandonou após cinco voltas, com problemas no motor Ford de sua Brabham.

Os vencedores  das provas na temporada de 1973 da Fórmula 1:
GP da Argentina (Buenos Aires) -
Emerson Fittipaldi (Lotus-Ford)
GP do Brasil (Interlagos) -
Emerson Fittipaldi (Lotus-Ford)
GP da África do Sul (Kyalami) -
Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP da Espanha (Montjuic) -
Emerson Fittipaldi (Lotus-Ford)
GP da Bélgica (Zolder) -
Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP de Mônaco (Monte Carlo) -
Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP da Suécia (Anderstop) -
Denny Hulme (McLaren-Ford)
GP da França (Le Castellet) -
Ronnie Peterson (Lotus-Ford)
GP da Inglaterra (Silverstone) -
Peter Revson (McLaren-Ford)
GP da Holanda (Zandvoort) -
Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP da Alemanha (Nurburgring) -
Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP da Áustria (Zeltweg) -
Ronnie Peterson (Lotus-Ford)
GP da Itália (Monza) -
Ronnie Peterson (Lotus-Ford)
GP do Canadá (Mosport) -
Peter Revson (McLaren-Ford)
GP dos Estados Unidos (Watkins Glen) -
Ronnie Peterson (Lotus-Ford)

Clique aqui e veja a página de Jackie Stewart na seção "Que Fim Levou?"

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES