Mundial da F1 - 1971

O bicampeonato de Stewart e a Lotus turbina de Emerson
por Marcos Júnior
Assim como a Brawn GP em 2009, a Tyrrell também foi campeã em seu ano de estreia, com a diferença de ter permanecido na Fórmula 1 por muitos anos mais que a equipe comandada por Ross Brawn, que figurou apenas por uma temporada.
O experiente Ken Tyrrell, com quem Stewart já havia sido campeão em 1969 com um Matra-Ford, fundou sua equipe em 1971 com a forte dupla Jackie Stewart e François Cevert.
Stewart teve uma temporada espetacular, vencendo seis das 11 etapas da temporada (Espanha, Mônaco, França, Inglaterra, Alemanha e Canadá) e apenas não pontuou em três corridas (Holanda, Áustria e Itália).
No final, terminou com 62 pontos contra 33 do vice, o sueco Ronnie Peterson (March), que apesar de não ter vencido nenhuma corrida em 1971, manteve uma boa regularidade, subindo ao pódio em cinco corridas (quatro segundos lugares e um terceiro).
Outros cinco pilotos venceram na temporada de 1971: François Cevert, Jacky Ickx, Jo Siffert, Mario Andretti e Peter Gethin.
Emerson Fittipaldi, em seu segundo ano na Fórmula 1, contou com um carro revolucionário, a Lotus 56B turbina, com tração nas quatro rodas.
Um verdadeiro "foguete" nas retas, o carro idealizado por Colin Chapman tinha sérios problemas com os freios, que não conseguiam segurá-lo, obrigando Emerson a acioná-los muito antes nas curvas. Mesmo assim, o brasileiro conseguiu três pódios (França e Inglaterra como terceiro colocado) e Áustria, terminando em segundo lugar. Fechou a temporada em quinto lugar.
O projeto foi abandonado no final da temporada, decisão acertada de Chapman, que deu condições a Emerson Fittipaldi faturar seu primeiro título no ano seguinte, com a lendária Lotus preta e dourada.
O domínio da Tyrrell com Stewart, que ainda contou com a boa performance de François Cevert, levou a equipe também ao título entre os construtores, com ampla vantagem sobre a segunda colocada (BRM). Na sequência vieram March, Ferrari, Lotus, McLaren, Matra, Surtees e Brabham.
Os vencedores  das provas na temporada de 1971 da Fórmula 1:
GP da África do Sul (Kyalami) - Mario Andretti (Ferrari)
GP da Espanha (Montjuic) - Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP da Holanda (Zandvoort) - Jacky Ickx (Ferrari)
GP da França (Le Castellet) - Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP da Inglaterra (Silverstone) - Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP da Alemanha (Nurburgring) - Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP da Áustria (Zeltweg) - Jo Siffert (BRM)
GP da Itália (Monza) - Peter Gethin (BRM)
GP do Canadá (Mosport) - Jackie Stewart (Tyrrell-Ford)
GP dos Estados Unidos (Watkins Glen) - François Cevert (Tyrrell-Ford)

Clique aqui e veja a página de Jackie Stewart na seção "Que Fim Levou?"
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES