Mundial da F1 - 1968

O bicampeonato de Hill no ano que ficou marcado pela morte de Clark
por Marcos Júnior
A temporada de 1968 da Fórmula 1 acabou marcada pela morte trágica do favorito ao título, Jim Clark, que faleceu em uma prova da Fórmula 2, entre os GPs da África do Sul (que ele venceu, em Kyalami) e o da Espanha.

Sua equipe, a Lotus, participou da temporada com Graham Hill, que acabou conquistando o título (segundo de sua carreira), e contratou primeiro o suíço Jo Siffert e depois inglês Jack Oliver para o lugar de Clark.
Siffer acabou vencendo uma prova na temporada (Inglaterra, Silverstone), enquanto Oliver, em seu segundo ano na F1, teve como melhores resultados o quinto lugar na Bélgica (Spa) e o terceiro lugar no México (Cidade do México).
Hill terminou a temporada com 48 pontos 12 a mais que Jackie Stewart (foto, com a Matra-Ford), o vice. O campeão venceu três GPs (Espanha, Mônaco e México), mesmo número de triunfos de Stewart com a estreante Matra (Holanda, Alemanha e Estados Unidos).
Tecnicamente falando, 1968 foi o ano de introdução dos aerofólios traseiros sustentados por duas hastes, criação de Colin Chapman para a Lotus 49 e copiada pelas outras equipes, mas alvo de inúmeras críticas, pois não foram poucas as vezes em que o engenho aerodinâmico se desprendeu dos carros. Por conta disso, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) proibiu sua utilização ainda durante a temporada.
As equipes passaram a utilizar um aerofólio acoplado à estrutura da carroceria, sem as hastes gigantescas, para serem regulamentadas a partir de 1970.
A Lotus fechou o Mundial de Construtores na primeira colocação, seguida por McLaren, Matra, Ferrari, BRM, Cooper e Brabham.

Os vencedores  das provas na temporada de 1968 da Fórmula 1:
GP da África do Sul (Kyalami) - Jim Clark (Lotus-Ford)
GP da Espanha (Jarama) - Graham Hill (Lotus-Ford)
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Graham Hill (Lotus-Ford)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Bruce McLaren-McLaren-Ford)
GP da Holanda (Zandvoort) - Jackie Stewart (Matra-Ford)
GP da França (Rouen-Les-Essarts)- Jacky Ickx (Ferrari)
GP da Inglaterra (Silverstone) - Jo Siffert (Lotus-Ford)
GP da Alemanha (Nurburgring) - Jackie Stewart (Matra-Ford)
GP da Itália (Monza) - Denny Hulme (McLaren-Ford)
GP do Canadá (Mont Tremblant) - Denny Hulme (McLaren-Ford)
GP dos Estados Unidos (Watikins Glen) - Jackie Stewart (Matra-Ford)
GP do México (Cidade do México) - Graham Hill (Lotus-Ford)
Clique aqui e veja a página de Graham Hill na seção "Que Fim Levou?"
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES