Mundial da F1 - 1966

O tricampeonato de Jack Brabham

por Marcos Júnior
O ano que marcou o terceiro título mundial do australiano Jack Brabham na Fórmula 1 contou com uma importante mudança no regulamento, no tocante ao aspecto técnico dos motores, que tiveram sua cilindrada aumentada de 1500 cm3 para 3000 cm3.
Com isso, o objetivo principal foi atingido, ou seja, a entrada de grandes fabricantes americanos, o que acabou acontecendo quando a Ford associou-se à inglesa Cosworth. Não foi um bom ano para o propulsor, mas foi o começo de uma história de sucesso na categoria.
O ano começou com a vitória do escocês Jackie Stewart (BRM) nas ruas do Principado de Mônaco, mas correndo com seu próprio carro, o Brabham-Repco V8, Jack Brabham venceu quatro das nove etapas da temporada de 1966, e de forma consecutiva: França, Inglaterra, Holanda e Alemanha, terminando o campeonato com a folgada margem de 14 pontos para o vice-campeão, o inglês John Surtees, da Ferrari, que venceu as provas da Bélgica e México.
Curiosamente, a Ferrari vinha desenvolvendo seu motor de três litros de 12 cilindros há algum tempo, mas mesmo assim não conseguiu superar a então desconhecida australiana Repco que impulsionou o carro de Jack Brabham.
De qualquer forma, a festa foi da Ferrari em Monza, antepenúltima prova do ano, com a vitória do italiano Lucdovico Scarfiotti.
Entre os construtores, a Brabham terminou a temporada com com 11 pontos de vantagem sobre a Ferrari. Na sequência vieram a Cooper, BRM, Lotus, Eagle, Honda e McLaren.
Os vencedores  das provas na temporada de 1966 da Fórmula 1:
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Jackie Stewart (BRM)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - John Surtees (Ferrari)
GP da França (Reims)) - Jack Brabham - Brabham-Repco
GP do Reino Unido(Brands Hatch) - Jack Brabham - Brabham-Repco
GP da Holanda (Zandvoort) - Jack Brabham - Brabham-Repco
GP da Alemanha (Nurburgring) - Jack Brabham - Brabham-Repco
GP da Itália (Monza) - Ludovico Scarfiotti (Ferrari)
GP dos Estados Unidos (Watikins Glen) - Jim Clark (Lotus-Climax
GP do México (Cidade do México) - John Surtees (Ferrari)

Clique aqui e veja a página de Jack Brabham na seção "Que Fim Levou?"

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES