Mundial da F1 - 1965

O bicampeonato de Clark, a estreia de Stewart e a vitória da Honda
por Marcos Júnior
O segundo título do escocês Jim Clark (Lotus) na Fórmula 1 aconteceu de maneira espetacular, com o piloto da Lotus vencendo todas as provas em que chegou até o final, ou seja, seis das dez etapas.
Clark se deu ao luxo de disputar (e vencer) as 500 Milhas de Indianápolis, corrida não válida pelo Mundial da F1, abrindo mão de participar do GP de Mônaco, cujo triunfo foi do inglês Graham Hill (BRM), o vice-campeão da temporada.
Um excepcional piloto, escocês como Clark, estreou pela Fórmula 1 em 1965: Jackie Stewart, com BRM. E foi um ano para colocá-lo desde sua estreia entre os grandes daquele ano, terminando o GP da África do Sul em sexto lugar e marcando seu primeiro ponto. Não bastasse isso, Stewart venceu logo em seu primeiro ano na categoria máxima do automobilismo, exatamente em um dos circuitos mais emblemáticos do calendário, Monza, na Itália e fechou o ano na terceira colocação.
A pontuação de Clark (54 pontos) obtida em 1965 era exatamente a máxima que um piloto poderia conseguir, pois havia a necessidade do descarte dos quatro piores resultados, e Clark não pontuou exatamente em quatro corridas e ganhou as outras seis.
Outro fato histórico aconteceu naquele ano: a primeira vitória de um carro da Honda (com motor Honda), no GP do México, com o norte-americano Richie Ginther.
Entre os construtores, mesmo com as boas colocações de Hill e Stewart para a BRM, a Lotus acabou ficando com o título, com nove pontos de vantagem (contabilizando-se os descartes). A Brabham foi a terceira força daquele ano, seguida por Ferrari, Cooper e Honda.
Os vencedores  das provas na temporada de 1965 da Fórmula 1:
GP da África do Sul (East London) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Graham Hill (BRM)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da França (Clermand Ferrand)) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP do Reino Unido(Silverstone) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da Holanda (Zandvoort) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da Alemanha (Nurburgring) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da Itália (Monza) - Jackie Stewart (BRM)
GP dos Estados Unidos (Watikins Glen) - Graham Hill (BRM)
GP do México (Cidade do México) - Richie Ginther (Honda)
Clique aqui e veja a página de Jim Clark na seção "Que Fim Levou?
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES