Mundial da F1 - 1964

Equilíbrio e o título de John Surtees
por Marcos Júnior
Um campeonato equilibrado, com três pilotos chegando ao final da temporada com chances de título e cinco vencedores diferentes em dez GPs disputados.
Foi esta a tônica do Mundial de Fórmula 1 em 1964, e o campeão, o inglês John Surtees (Ferrari) acabou vencendo menos corridas (duas), enquanto Jim Clark (Lotus), terceiro colocado, ganhou três provas naquele ano.
Surtees, que havia estreado na F1 quatro anos antes, após uma carreira vitoriosa no motociclismo, onde arrebatou sete títulos mundiais, venceu sua primeira prova na temporada no sexto GP disputado, na Alemanha, em Nurburgring.
O motivo do insucesso da Ferrari na primeira metade do ano foi ocasionado peko fraco desempenho do motor utilizado pela equipe italiana, um V6, que depois foi substituído por um bem construído oito cilindros, que finalmente impulsionou os carros vermelhos para os primeiros lugares.
Àquela altura, Clark já havia vencido três corridas, Gran Hill ()BRM) uma e Dan Gurney (Brabham) outra, mas a regularidade de Surtees foi determinante para que ele conseguisse terminar o campeonato com um ponto de vantagem sobre Hill.
O grande momento de Surtees naquele ano foi a vitória no GP da Itália, em Monza, fazendo a festa dos torcedores da Ferrari, que ainda viram o italinao Lorenzo Baldini, com o outro carro da Ferrari, subir ao pódio em terceiro lugar.
É preciso ressaltar que o Mundial de 1964, embora contasse com dez corridas, apenas seis delas eram contabilizadas para o campeonato, ou seja, os quatro piores resultados eram descartados. Por isso, em "pontos corridos", digamos assim, Hill acabou contabilizando um ponto a mais que o campeão Surtees.
Entre os construtores, Surtees, Bandini e Pedro Rodriguez (que disputou o GP do México) levaram a Ferrari ao título de construtores. A BRM ficou com o vice campeonato e a Lotus terminou em terceiro. A Brabham, em seu segundo ano, foi a quarta força da temporada e a Cooper terminou em quinto lugar.
Os vencedores  das provas na temporada de 1964 da Fórmula 1:
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Graham Hill (BRM)
GP da Holanda (Zandvoort) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da França (Rouen)) - Dan Gurney (Brabham-Climax)
GP da Inglaterra (Brands Hatch) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da Alemanha (Nurburgring) - John Surtees (Ferrari)
GP da Áustria (Zeltweg) - Lorenzo Bandini (Ferrari)
GP da Itália (Monza) - John Surtees (Ferrari)
GP dos Estados Unidos (Watikins Glen) - Graham Hill (BRM)
GP do México (Hermanos Rodriguez) - Dan Gurney (Brabham-Climax)
GP da África do Sul (East London) - Jim Clark (Lotus-Climax)

Clique aqui e veja a página de John Surtees na seção "Que Fim Levou?!
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES