Mundial da F1 - 1962

O primeiro título de Graham Hill
por Marcos Júnior
A temporada de 1962 da Fórmula 1 teve um desfecho marcante, com o inglês Graham Hill conquistando seu primeiro título exatamente na etapa derradeira do campeonato, no circuito de East London, na África do Sul.
Empatados em pontos, Hill (BRM) e Clark (Lotus), começaram a prova dispostos à conquista do primeiro campeonato.
Apole ficou com o escocês Clark, seguido por Hill. Com um carro excepcional para as condições da pista sul-africana, Clark abriu trinta segundos de vantagem para Hill, mas um problema mecânico o retirou da prova.
E a falha aconteceu por um descuido dos mecânicos da Lotus, que não colocaram uma arruela no parafuso de suporte do eixo do motor. Por conta disso, o parafuso ficou frouxo e aconteceu um vazamento de óleo que travou o motor Climax.
Graham Hill venceu a prova, seguido pelos Cooper Climax de Bruce McLaren e Tony Maggs, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Hill encerrou sua temporada como campeão com 42 pontos, 12 a mais que Clark. Das nove etapas, Hill venceu em quatro (Holanda, Alemanha, Itália e África do Sul) e Clark em três (Bélgica, Inglaterra e Estados Unidos).
As outras duas provas da temporada foram vencidas por Bruce McLaren (em Mônaco) e Dan Gurney (Porsche).
Entre os construtores, primeiro e único título da BRM, seguida por Lotus, Cooper, Lola, Porsche, Ferrari e Brabham, que fazia sua estreia na categoria, com o próprio Jack Brabham.
O ano de 1962 também marcou a despedida de Stirling Moss das pistas. Testando pela Lotus na pista de Goodwood, o inglês sofreu um gravíssimo acidente, que o deixou um mês em coma. Moss, quatro vezes vice-campeão (entre 1955 e 1958) recuperou-se mas decidiu abandonar o automobilismo.
Os vencedores  das provas na temporada de 1962 da Fórmula 1:
GP da Holanda (Zandvoort) - Graham Hill (BRM)
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Bruce McLaren (Cooper-Climax)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da França (Rouen)) - Dan Gurney (Porsche)
GP da Inglaterra (Aintree) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da Alemanha (Nurburgring) - Graham Hill (BRM)
GP da Itália (Monza) - Graham Hill (BRM)
GP dos Estados Unidos (Watikins Glen) - Jim Clark (Lotus-Climax)
GP da África do Sul (East London) - Graham Hill (BRM)
Clique aqui e veja a página de Graham Hill na seção "Que Fim Levou?
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES