Mundial da F1 - 1961

O ano marcado por uma tragédia
por Marcos Júnior
A temporada da Fórmula 1 em 1961 não foi marcada somente pelo primeiro título de um piloto norte-americano, no caso Phil Hill (Ferrari), mas também pelo trágico acidente na penúltima etapa do campeonato, em Monza, quando a Ferrari do alemão Wolfgang Von Trips chocou-se com a Lotus de Jim Clark e o carro vermelho voou sobre a plateia, matando 14 espectadores e também o próprio Von Trips, que era um dos fortes candidatos ao título, que mesmo assim terminou um ponto atrás do campeão.
Mas a temporada começou com a vitória de Stirling Moss (Lotus-Climax) na corrida de abertura, em Mônaco, o primeiro dos dois triunfos do inglês naquela temporada, quando venceu também na Alemanha, em Nurburgring.
A Lotus mostrava força e também venceu com Innes Ireland, na corrida que encerrou o campeonato, em Watikins Glen, nos Estados Unidos.
Mas foi mesmo a Ferrari a equipe dominante, com duas vitórias de Phil Hill (Bélgica e Itália), outras duas de Von Trips (Holanda e Inglaterra) e uma com o estreante italiano Giancarlo Baghetti, na França.
Por conta disso, a Copa de Construtores foi facilmente assegurada pela Ferrari, com 40 pontos, seguida por Lotus (32), Porsche (22), Cooper (14) e BRM (7).
A temporada de 1961 não contou com as 500 Milhas de Indianápolis e o calendário incorporou apenas oito etapas, contra dez do ano anterior.
Os vencedores  das provas na temporada de 1961 da Fórmula 1:
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Stirling Moss (Lotus-Climax)
GP da Holanda (Zandvoort) - Wolfgang Von Trips (Ferrari)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Phil Hill (Ferrari)
GP da França (Reims) - Giancarlo Baghetti (Ferrari)
GP da Inglaterra (Aintree) - Wolfgang Von Trips (Ferrari)
GP da Alemanha (Nurburgring) - Stirling Moss (Lotus-Climax)
GP da Itália (Monza) - Phil Hill (Ferrari)
GP dos Estados Unidos (Watikins Glen) - Innes Ireland (Lotus-Climax
Clique aqui e veja a página de Phil Hill na seção "Que Fim Levou?"
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES