Mundial da F1 - 1960

O bicampeonato de Jack Brabham
por Marcos Júnior
Em 1960, o australiano Jack Brabham conquistou seu bicampeonato na Fórmula 1, desta vez de maneira bem mais tranquila do que na temporada anterior, quando disputou metro a metro com Tony Brooks até a etapa final.
Das dez corridas, Brabham, a bordo de seu Cooper-Climax, ganhou cinco consecutivas (Holanda, Bélgica, França, Inglaterra e Portugal), superando seu companheiro de equipe, o vice-campeão Bruce McLaren, por nove pontos (43 a 34). Bruce, aliás, venceu uma única corrida em 1960, justamente a que abriu a temporada, na Argentina.
É interessante notar, que os dois primeiros colocados acabaram sendo construtores na Fórmula 1, fundando suas próprias equipes: Brabham e McLaren.
O ano de 1960 também marcou a estreia de Jim Clark na F1, pela Lotus, que estava em seu segundo ano e já venceu seu primeiro GP, o de Mônaco, com Stirling Moss, que ainda ganhou a última prova da temporada, nos Estados Unidos, em Riverside. Moss fechou o ano na terceira colocação e Clark foi o nono, subindo ao pódio pela primeira vez, em Portugal.
Também pela Lotus, outro campeão fez sua estreia em 1960: o britânico John Surtees, que subiu ao pódio no GP da Inglaterra, em Silverstone, em segundo lugar. Surtees, a exemplo de Brabham e McLaren, também montou sua equipe própria na Fórmula 1, a Surtees (entre 1970 e 1978), mas com resultados muito distantes daqueles obtidos pelas multicampeãs Brabham e McLaren.
Uma mudança aconteceu no sistema de pontuação, que antes premiava apenas os cinco primeiros colocados. Em 1960 os seis primeiros colocados pontuavam (8, 6, 4, 3, 2, 1) e não havia mais bonificação para aquele que fizesse a volta mais rápida. 
Entre os construtores, a Cooper foi campeã, seguida por Lotus, Ferrari, BRM e Porsche. Aliás, a Ferrari venceu apenas uma corrida em 1960, o GP da Itália em Monza, para alegria dos entusiasmados torcedores da equipe de Maranello, os tiffosi.
Os vencedores  das provas na temporada de 1960 da Fórmula 1:
GP da Argentina (Buenos Aires) - Bruce McLaren (Cooper)
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Stirling Moss (Lotus)
GP dos Estados Unidos (Indianápolis) -  Jim Rathmann (Watson)
GP da Holanda (Zandvoort) - Jack Brabham (Cooper)
GP da França (Reims) - Jack Brabham (Cooper)
GP da Inglaterra (Aintree) - Jack Brabham (Cooper)
GP de Portugal (Oporto) - Jack Brabham (Cooper)
GP da Itália (Monza) - Phil Hill (Ferrari)
GP dos Estados Unidos (Riverside) - Stirling Moss (Lotus)
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