Mundial da F1 - 1957

O pentacampeonato de Fangio
por Marcos Júnior
A temporada de 1957 da Fórmula 1 foi marcada pelo pentacampeontao de Juan Manuel Fangio, último de sua vitoriosa carreira e, também, por sua última vitória na categoria, no GP da Alemanha, em Nurburgring, em 04 de agosto daquele ano.
Após o título pela Ferrari na temporada anterior, Fangio disputou o campeonato de 1957 pela Maserati, utilizando uma estratégia perfeita para alcançar seu principal objetivo.
A Maserati não era o melhor carro. Ferrari e Vanwall eram, em tese, as favoritas ao título, sendo o inglês Stirling Moss (Vanwall) o principal adversário de Fangio, como nas temporadas anteriores.
Para compensar, observando que os adversários tinham problemas sérios com desgaste de pneus e consumo de combustível, Fangio largava com o tanque pela metade para disparar na frente, compensando com isso o tempo de parada nos boxes. Assim, ganhou quatro GPs: Argentina, Mônaco, França e Alemanha, contra três de Moss (Inglaterra e as duas corridas na Itália, em Pescara e Monza).
Aliás, Moss era vice-campeão de Fórmula 1 pelo terceiro ano consecutivo, fato que se repetiria na temporada seguinte, vencida pelo compatriota Mike Hawthorn, com Ferrari.
O calendário de 1957, como nos anos anterirores, contou com as 500 Milhas de Indianápolis, com a participação exclusiva de pilotos e equipes norte-americanas. Sam Hanks (Epperly-Offenhauser) foi o vencedor da prova no oval mais famoso do mundo.
Na tabela de pontos, Fangio fechou o ano com 40 pontos (com os descartes) contra 25 de Stirling Moss. Na sequência vieram os dois pilotos da Ferrari: Luigi Musso e Mike Hawthorn, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
Sem alterações, o sistema de pontuação era o mesmo dos anos anteriores: oito pontos para o vencedor, seis para o segundo, quatro para o terceiro, três para o quarto e dois para o quinto. Quem fizesse a volta mais rápida ganhava um ponto e ainda não havia sido criado o Mundial de Construtores.
Os vencedores  das provas na temporada de 1957 da Fórmula 1:
GP da Argentina (Buenos Aires) - Juan Manuel Fangio (Maserati)
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Juan Manuel Fangio (Maserati)
GP dos Estados Unidos (Indianápolis) -  Sam Hanks (Epperly-Offenhauser)
GP da França (Reims) - Juan Manuel Fangio (Maserati)
GP da Inglaterra (Silverstone) - Stirling Moss (Vanwall)
GP da Alemanha (Nurburgring) - Juan Manuel Fangio (Maserati)
GP da Itália (Pescara) - Stirling Moss (Vanwall)
GP da Itália (Monza) - Stirling Moss (Vanwall)
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