Mundial da F1 - 1955

O tri de Fangio e a morte de Ascari

por Marcos Júnior

O ano de 1955 não foi marcado apenas pelo tricampeonato de Juan Manuel Fangio na Fórmula 1 e o desempenho espetacular da Mercedes, mas, também (e infelizmente) por acidentes fatais.


Em 26 de maio daquele ano, durante um teste para a Ferrari, em Monza, o bicampeão Alberto Ascari morreu, aos 36 anos. Ele guiava um carro esporte da fábrica italiana. A curva onde Ascari sofreu seu acidente fatal foi batizada com o nome de "Variante-Ascari".
A Fórmula 1 sofreu uma grande comoção, em especial os torcedores da Ferrari, que perderam seu maior ídolo.
Ascari já havia sofrido um sério acidente durante o GP de Mônaco, segunda etapa da temporada, quando sua Lancia V-8 caiu no mar, após o piloto ter perdido o controle na chicane do Porto. Na ocasião, o italiano sofreu pequenas escoriações e teve seu nariz fraturado.
Duas semanas depois, não na Fórmula 1, mas nas 24 Horas de Le Mans, aconteceu o mais trágico acidente da história do automobilismo, quando 84 espectadores morreram após o terrível acidente sofrido pelo piloto francês Pierre Levegh, da Mercedes. Os destroços de seu carro atingiram uma grande área da arquibancada, junto aos boxes, provocando as dezenas de mortes. Levegh também morreu na hora.
A Mercedes dominava a temporada da F1, com quatro vitórias de Fangio e uma de seu companheiro dede equipe, o inglês Stirling Moss, mas, ao término do ano, a montadora alemã se retirou das pistas.
A temporada acabou sendo abreviada, com o cancelamento das etapas da França, Alemanha, Espanha e Suíça.
Fangio sagrou-se campeão com 40 pontos, 17 pontos à frente de Moss, o vice.
As únicas provas não vencidas pela Mercedes foram o GP de Mônaco (Maurice Trintignant, com Ferrari) e as 500 Milhas de Indianápolis (Bob Sweikert, com Kurtis Kraft), que não contou com a participação das equipes europeias, apenas carros e pilotos norte-americanos.
Com a saída da Mercedes, Fangio assinou contrato com a Ferrari para a temporada seguinte, onde acabou conquistando seu quarto título na Fórmula 1.
Os vencedores  das provas na temporada de 1955 da Fórmula 1:
GP da Argentina (Buenos Aires) - Juan Manuel Fangio (Mercedes)
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Maurice Trintignant (Ferrari)
GP dos Estados Unidos (Indianápolis) -  Bob Sweikert (Kurtis Kraft)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Juan Manuel Fangio (Mercedes)
GP da Holanda (Zandvoort) - Juan Manuel Fangio (Mercedes)
GP da Grã-Bretanha (Silverstone) - Stirling Moss (Mercedes)
GP da Itália (Monza) - Juan Manuel Fangio (Mercedes-Benz)
Clique aqui e veja a página de Juan Manuel Fangio na seção "Que Fim Levou?"

Clique aqui e veja a página de Alberto Ascari na seção "Que Fim Levou?"

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES