Mundial da F1 - 1953

O bicampeonato de Alberto Ascari
por Marcos Júnior
A temporada de 1953 da Fórmula 1, ainda com os carros da F2 utilizados no ano anterior, começou da mesma maneira como se encerrou o campeonato anterior, com vitória de Alberto Ascari em sua Ferrari 500, tornando-se o primeiro bicampeão da história da categoria, levando a equipe de Maranello ao empate com a Alfa Romeo, campeã em 1950 e 1951, com Farina e Fangio, respectivamente, lembrando que, na época, ainda não havia sido criado o Mundial de Construtores, fato que não atenuava a rivalidade entre as marcas.
Recuperado do acidente sofrido em 1952, o argentino Juan Manuel Fangio retomou sua carreira justamente na prova disputada em seu país, no GP da Argentina, em Buenos Aires, com um carro da Maserati, mas não completou a prova.
Ascari venceu cinco das nove etapas do ano (Argentina, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha e Suíça). Fangio triunfou em apenas uma, exatamente na "casa" da Ferrari, em Monza, na última corrida disputada em 1953 e acabou como vice-campeão, seis pontos atrás de Ascari.
Giuseppe Farina (Ferrari), que também venceu uma prova (GP da Alemanha) ficou em terceiro, dois pontos atrás de Fangio.
Além deles, o inglês Mike Hawthorn, da Ferrari, que viria a se tornar campeão mundial cinco anos mais tarde pela própria Ferrari, em 1958, venceu o GP da França, disputado em Reims, enquanto as 500 Milhas de Indianápolis foi conquistada pelo norte-americano Bill Vulkovich (Kurtis Kraft).
Este foi o último dos dois campeonatos em que a F1 competiu com carros da F2. Para o ano seguinte, com uma nova mudança no regulamento, os motores aspirados passaram a ter no máximo 2500 cm3 (se fossem aspirados) ou 750 cm3 se utilizassem turbocompressores.
A pontuação, em contrapartida, não sofreu alterações em relação às três temporadas anteriores, com o vencedor ganhando oito pontos, o segundo sete, o terceiro ficando com quatro, o quarto com três e o quinto com dois. Continuava a bonificação de um ponto para o piloto que fizesse a volta mais rápida.
O título de Ascari, segundo conquistado, e de forma consecutiva, colocou o italiano em um lugar de destaque no automobilismo, idolatrado pelos ferraristas como um dos grandes nomes de sua história.
Os vencedores  das provas na temporada de 1953 da Fórmula 1:
GP da Argentina (Buenos Aires) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP dos Estados Unidos (Indianápolis) -  Bill Vulkovich (Kurtis Kraft)
GP da Holanda (Zandvoort) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP da França (Reims) - Mike Hawthorn (Ferrari)
GP da Grã-Bretanha (Silverstone) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Alemanha (Nurburgring) - Giuseppe Farina (Ferrari)
GP da Suíça (Bremgarten) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Itália (Monza) - Juan Manuel Fangio (Maserati)
Clique aqui e veja a página de Alberto Ascari na seção "Que Fim Levou?"
Clique aqui e veja a página de Juan Manuel Fangio na seção "Que Fim Levou?"
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES