Mundial da F1 - 1952

Campeonato dominado por Ascari
por Marcos Júnior
O Mundial de 1952 da Fórmula 1 foi diferenciado, pois, por conta de uma mudança no regulamento, que restringiu a potência dos motores com o intuito de garantir mais segurança aos pilotos, foram utilizados modelos da Fórmula 2, menos potentes. Além disso, duas marcas (Alfa Romeo e Talbot) não participaram do campeonato.
Os propulsores da temporada de 1952 poderiam ter no máximo 2000 cm3 se fossem aspirados ou 500 cm3 se utilizassem turbocompressor.
Foi um campeonato amplamente dominado pela Ferrari 500, que venceu sete das oito etapas disputadas. O italiano Alberto Ascari conquistou seis triunfos (Bélgica, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda e Itália) e Piero Taruffi ganhou o GP da Suíça, na abertura do campeonato.
A única etapa sem domínio dos carros de Maranello foi nas 500 Milhas de Indianápolis, onde apenas pilotos e carros norte-americanos participaram.
Ascari, considerado o melhor piloto italiano de todos os tempos, conquistou o primeiro de seus dois campeonatos com 36 pontos (com os descartes), seguido por Giuseppe Farina, também da Ferrari, com 25. Farina, aliás, fez a dobradinha da Ferrari, sempre atrás de Ascari, em quatro corridas (Bélgica, França, Alemanha e Holanda).
Eles não contaram com a concorrência de Juan Manuel Fangio, que não disputou a temporada  devido a um gravíssimo acidente que sofreu em um treino no circuito de Monza. Ele perdeu o controle de sua Maserati e foi arremessado para fora do carro. Foram 40 dias de internação hospitalar e mais cinco meses com pescoço e coluna imobilizados.
A Maseratti participou com dois pilotos: o argentino José Froilán González e o italiano Felice Benetto. González terminou o campeonato em nono lugar, e Bonetto em 16º.
Os vencedores  das provas na temporada de 1952 da Fórmula 1:
GP da Suíça (Bremgarten) - Piero Taruffi (Ferrari)
GP dos Estados Unidos* (Indianápolis) -  Troy Ruttman (Kuzma-Offenhauser)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP da França (Rouen-Les-Essarts) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Grã-Bretanha (Silverstone) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Alemanha (Nurburgring) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Holanda (Zandvoort) - Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Itália (Monza) - Alberto Ascari (Ferrari)
Clique aqui e veja a página de Alberto Ascari na seção "Que Fim Levou?"
Clique aqui e veja a página de Giuseppe Farina na seção "Que Fim Levou?"
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES