Muibo César Cury

Ex-dublador, locutor e apresentador
por Sérgio Quintella

Muhib Cury, o Muíbo César Cury, faleceu em 26 de dezembro de 2009, vítima de problemas cardíacos.

Seu corpo foi velado e sepultado no cemitério da Lapa, na capital paulista.

Ele era o funcionário mais antigo do Grupo Bandeirantes de Comunicação (agora, o posto é de Salomão Ésper). Patrimônio da empresa, fundada por João Saad, Muíbo chegou à Rádio Bandeirantes em 1955.

Ator, compositor, dublador, locutor, apresentador e radialista, era dono de uma das mais conhecidas vozes do rádio paulistano.

Nascido em Duartina, interior de São Paulo, trabalhou como auxiliar de escritório e como contínuo em sua cidade natal. Chegou à capital em 1946. Um ano depois, iniciou a carreira radiofônica na Rádio América, que pertencia à Bandeirantes. Na RB, iniciou apresentando programas de música sertaneja.

Nos anos 60, Muíbo foi o Barroso da dupla "Barreto e Barroso?. Além de cantor foi compositor. É dele, juntamente com Teddy Vieira, a música "João de Barro?, que já foi regravada mais de 60 vezes.

Muíbo trabalhava diariamente, das 16h00 às 18h30, nos AM 840 e FM 90,9 da Rádio Bandeirantes, e aos domingos, no Arquivo Musical, também da RB.

Em 1 de agosto de 2013, a Rádio Bandeirantes de São Paulo demitiu Adriana Cury, filha de Muíbo, que empunhou o microfone da emissora por 19 anos.  Em uma rede social, ela desabafou sobre a sua demissão:

"Amigos, com esta foto comunico a vocês meu desligamento da Rádio Bandeirantes! Foram 19 anos de amor ao trabalho, paixão pelo rádio, dedicação, crescimento profissional, amigos e também pensando em como seria meu e-mail de despedida! Há lágrimas certamente porque eu nasci com esse nome Rádio Bandeirantes na minha vida, mas há muito orgulho de ter participado da história da emissora que por 57 anos o meu véio Muibo ajudou a construir! Se eu me preparei para este momento? Não! Se estou preparada para a mudança? Sim! Agradeço, de coração, a todos que fizeram parte.. Adriana Cury"

Depoimentos ao repórter Eliezer dos Santos, da Rádio Bandeirantes, durante o velório de Muíbo César Cury, em 27 de dezembro de 2009:

"Há pessoas que vem ao mundo para olhar, outras para colher e outras para plantar. O Muíbo veio para plantar e deixou sementes maravilhosas!"

Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação
"Muíbo não se eximia de nenhuma missão de que era incumbido, pois ele sabia fazer de tudo, não um pouco, mas tudo".

Salomão Ésper, jornalista da Rádio Bandeirantes
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES