Morais

Ex-atacante da Esportiva de Guaratinguetá-SP
por Túlio Nassif
José Maria Morais Martins, o Morais, nasceu no dia 11 de setembro de 1949, em Bragança, Portugal. Casado, tem três filhos de quem se orgulha muito, Marcelo, Maurício e Mariane. Mas sua alegria aumenta quando os cinco netos, Juliane, Izabelle, Kaylane, Igor e Pedro estão todos reunidos. Atualmente, Morais reside em Mogi das Cruzes-SP, onde é treinador de futebol e revela jogadores.
Iniciou carreira aqui no Brasil, em 1963, na categoria "Mirim A? do Esporte Clube Corinthians Paulista.
Chegou ao profissional do Alvinegro, mas logo se transferiu para o arquirrival Palmeiras.
Após bons momentos no Palestra Itália, foram várias as equipes que Morais atuou, dentre elas, Juventus-SP, Portuguesa Santista e o poderoso Benfica de Portugal, este, marcando o retorno do atleta para sua terra natal.
Contudo, com raízes já fixadas em terras brasileiras, regressou à América para defender a Esportiva de Guaratinguetá-SP na década de 60. Lá, o atacante fez história.
A "Esportiva? como era mais conhecida teve como grande feito ter goleado o Santos, de Pelé, e o Corinthians por 3 a 0, quando disputou a divisão principal do futebol paulista (1961 à 1964). Em 1960, a equipe do Vale conquistou o título da segunda divisão do Estado de São Paulo, seu maior feito.  
Morais ainda teve fôlego e jogou pelo Operário de Ponta Grossa-PR, Esporte Clube Saad e São Caetano-SP.
Em 1987, no União de Mogi das Cruzes, encerrou sua carreira.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES