Monumental de Nuñez

Estádio Antonio Vespucio Liberti
por Diogo Miloni
Conhecido por sua arquitetura clássica e imponente, o estádio Monumental de Nuñez é símbolo da paixão argentina pelo futebol. Com nome oficial de Antonio Vespucio Liberti, é, além de casa do River Plate, o local preferido da seleção nacional, que conquistou a Copa do Mundo de 1978 naquele gramado.
Construída em 25 de maio de 1938, pelos arquitetos José Aslan e Héctor Ezcurra, a arena já teve capacidade para mais de 120 mil torcedores, coincidentemente público presente em sua inauguração. O primeiro jogo foi entre River Plate e Peñarol, do Uruguai, com grande vitória argentina por 3 a 1 sobre os vizinhos da América.
Curiosamente, assim como outros estádios do mundo, o Monumental não fica no bairro que faz parte de sua alcunha. Ao invés de Nuñez, a gigante construção é localizada em Belgrano, mas poucos quarteirões separam um lugar do outro.
Além de partidas de futebol, o Monumental de Nuñez também já foi palco dos Jogos Pan-Americanos de 1951, sediados em Buenos Aires.
Recebendo o esporte bretão, o maior evento foi a Copa do Mundo de 1978, quando a Argentina se mobilizou para fazer um grande mundial e conseguiu vencer seu primeiro título da competição internacional. Na decisão, os anfitriões bateram a Holanda por 3 a 1.
Com o River Plate, o gramado presenciou o bicampeonato da Copa Libertadores, em 1986 e 1996, ambos enfrentando o América de Cali, da Colômbia. Ainda pelo torneio sul-americano, o estádio dos Milionários tornou-se inspiração para uma canção de torcida brasileira, na vitória heroica do Vasco, em 1998. Criou-se o refrão: "Contra o River Plate sensacional, gol do Juninho no Monumental?.
Foto: UOL
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES