Mike Tyson

o "Iron Man"
Por Ednilson Valia
 
Suor nas mãos, tremores, tontura e sensação de morte, estes deveriam ser os sintomas dos adversários de Mike Gerard Tyson entre 1985 e 1990. O boxeador nascido em 30 de junho de 1966, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi um adolescente problemático, um pugilista polêmico e tenta curtir a sua maturidade como um calmo pai de cinco filhos e dedicando-se a carreira de ator,  cantor e promotor de lutas de boxe.
 
Em 24 de agosto de 2013,  Tyson revelou em coletiva de imprensa que vivia uma vida de aparências, pois é dependente de drogas e que sua vida está bem próxima do final devido aos seu problema com o alcoolismo.
 
O abandono do pai aos dois anos de idade refletiu em uma infância rebelde, sendo internado em uma instituição para jovens delinquentes aos 11 anos. Apesar de ser um ambiente hostil e péssimo para o desenvolvimento de uma criança, o jovem Tyson revelou uma habilidade descomunal para o boxe.
 
Sob a orientação de Cus D´Amatto, o destemido lutador do gueto de Bedford-Stuyvesant, no Brooklyn tornou o maior fenômeno da categoria dos pesos-pesados do mundo. D´Amatto acrescentou muito no estilo do "Iron Man? (apelido que recebeu no auge de sua carreira), o ensinando "peek-a-boo?, conhecida no Brasil como a defesa serrada.
 
Em 22 de novembro de 1986, Tyson nocauteou impiedosamente o jamaicano Trevor Berbick e conquistou o título mundial dos pesos pesados no segundo round.  Após essa vitória, o nova- iorquino virou um Pop star mundial sempre envolvido em polêmicas fora dos tablados e na nobre arte transformou-se em  "destroçador? de adversários, entre eles Tonny Tubs, Michael Spinks e Larry Holmes.
 
Desmotivado e envolvido por falsos amigos, bebidas, jogatina e sem o aparato dos conselhos  do seu segundo "pai? Cus D´Amato (falecido em 1985), o "invencível?   se divertiu com prostitutas na noite anterior a sua luta contra James Buster Douglas em Tóquio e o inacreditável aconteceu.
 
No décimo assalto, o "Iron Man" não aguenta um golpe do então enxuto Buster Douglas e é nocauteado no dia 11 de fevereiro de 1990 e ali, se encerrava o reinado do maior prodígio do boxe.
 
Nunca mais ele voltaria a ser o mesmo.  Mesmo vencendo oito combates até voltar a disputar um título mundial, ainda gerava um misto de desconfiança e esperança para que ele voltasse a ser "Iron Man".
 
Em 09 de novembro de 1996, lutou em Las Vegas contra Evander Holyfield e foi nocauteado no décimo primeiro round. Resultado que gerou um descontentamento geral e não havia outra decisão, senão marcar a revanche.
 
Afinal todo mundo ganhava, promotores, os lutadores, a imprensa e os canais a cabo.
 
E após um período de mais de sete meses, ele entrava ao ringue na mesma cidade para encarar o seu maior rival e também protagonizar o momento mais bizarro da história da Nobre Arte.
 
Dois dias antes do seu aniversário, Tyson tem uma luta aguerrida e cheia de "clinches" e cotoveladas de Holyfield sem nenhuma punição do juiz e no terceiro round perde a paciência e arranca a dentadas um pedaço da orelha de seu oponente. Foi imediatamente desclassificado, perdeu a licença  para promover lutas em Las Vegas e levou uma multa de US$ 3 milhões.
 
Nunca mais foi o mesmo. Após oito anos encerrou a sua carreira ao ser derrotado pelo irlandês Kevin.
Foram 50 lutas, 44 nocautes e 5 derrotas.
 
Prisões
 
A primeira prisão foi aos 12 anos, após roubar uma bolsa e foi mandado para um reformatório. Em 1992, Tyson foi acusado por  Desirée Washington, que era candidata a Miss América Negra de estupro. Segundo os autos do processo, o ataque ocorreu na suíte 606 do Canterbury Hotel, em Indianápolis, no dia 19 de julho de 1991; ele foi condenado a seis anos de prisão, mais saiu em quatro por bom comportamento.
 
Em dezembro de 2006, Mike Tyson é preso novamente por dirigir bêbado no Arizona, nos Estados Unidos, cumpriu pena no presídio mais rígido do mundo o Tent City e teve que usar uniforme listrado, preto e branco e meias rosas.
 
Conversão ao islamismo
 
Em 1992, Tyson se converteu ao islamismo e adotou o nome de "Malek Abdul Aziz" e começou a ler sobre filosofia e história. Fez duas tatuagens: Mao Tse Tung e Che Guevara.
 
Casamentos e tragédia
 
Mike Tyson casou-se três vezes. A primeira vez foi com a atriz Robin Givens entre 1988 e 1989, a segunda foi Mônica Turner, de 1997 a 2003.  E agora, a sua esposa é a Lakiha Spicer, casou-se em 2009. E uma tragédia abateu a família de Tyson em 25 de maio de 2009, quando sua filha Exodus foi encontrada com o pescoço enrolado em um cabo de esteira e foi declarada morta após 24 horas em Las Vegas.
 
Livro
 
O jornalista Wilson Baldini Jr. escreveu em 2011 o livro "Mike Tyson: uma trajetória de nocautes?, pela editora Publisher.
 
No Brasil
 
Tyson foi levado para a delegacia após agredir um fotógrafo na boate Love Story, em São Paulo, em 2005.
Em 2011, participou do programa Caldeirão do Huck na TV Globo, cantando Garota de Ipanema.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES