Mendonça

Ex-zagueiro do Bangu e pai do ex-meia Mendonça
por Marcelo Rozenberg
 
Milton Alves Mendonça, o ex-zagueiro Mendonça, nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em 2002. Pai do ex-meia Mendonça, que brilhou com a camisa do Botafogo na década de 1980, teve sua carreira abreviada por conta de uma grave contusão sofrida na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca de 1951.

Defendia, na ocasião, o Bangu e ao dividir a bola com Didi, do Fluminense, fraturou a perna. Submeteu-se a algumas cirurgias, tentou a sorte meses depois no Juventus de São Paulo, mas nunca mais se recuperou. Decidiu, então, parar. Retornou ao Rio de Janeiro e ao bairro de Bangu.

"Naquela época, meu pai não tinha dinheiro. E não houve de imediato o reconhecimento do Bangu pelo drama que ele viveu. Por sorte, uma pessoa do clube que não me recordo quem é emprestou uma casa para nossa família morar de graça", disse Mendonça, o filho, ao site "Terceiro Tempo".
 
O tempo passou e o ex-zagueiro acabou sendo contratado pelo Bangu. Passou a trabalhar como coordenador de futebol. Mas, paralelamente, tornou-se treinador de uma escolinha de futebol. Curiosamente, teve a chance de comandar o próprio filho, que anos depois se tornaria um grande ídolo do Botafogo.

Mendonça, o filho, relembra uma passagem do pai com saudade. "Quando comecei a atuar como profissional, certa vez ele me disse que eu deveria estar sempre bem fisicamente porque, tecnicamente, nem sempre renderia o esperado.

E que bem fisicamente, poderia procurar o jogo e fazer a diferença. Graças a esse ensinamento nunca tive vícios. E falo até hoje que não fui um jogador de futebol e sim um atleta profissional".
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES