Melhor do mundo da FIFA de 1998

Melhor jogador de futebol do mundo

Por Roberto Gozzi

Criado em 1991, teve fim em 2009, quando se anunciou a unificação desta premiação com o Ballon d'Or, entregue pela revista francesa France Football, criando assim a Bola de Ouro da FIFA, um prêmio semelhante a este, mas com nova denominação.

Após duas vitórias consecutivas de Ronaldo, a coroa de melhor jogador do mundo passou às mãos de um novo rei: Zinedine Zidane. O francês venceu com folga a votação de 1998, superando o brasileiro e o croata Davor Suker na escolha dos treinadores das equipes nacionais das federações filiadas à FIFA.

A entidade e o seu presidente, Joseph S. Blatter, convidaram as figuras mais proeminentes do esporte a prestigiarem a cerimônia de gala do Jogador do Ano da FIFA. A honra de sediar a edição de 1998 do evento coube à cidade de Barcelona, enquanto a organização ficou a cargo do grupo European Sports Magazines (ESM), do diário futebolístico Don Balón, publicado na capital catalã, e do Hall dos Campeões do Futebol Internacional.

Os grandes nomes do planeta bola se reuniram no Teatro Nacional da Catalunia. Quinhentos convidados e 200 representantes dos meios de comunicação homenagearam os três jogadores indicados ao prêmio mais cobiçado do futebol. O ganhador foi bastante aplaudido, tendo em vista o número de votos claramente superior aos dos outros dois candidatos.

Assim como há quatro anos, após o Mundial nos Estados Unidos, desta vez o título de melhor futebolista do globo também foi disputado apenas por jogadores que brilharam na Copa do Mundo da FIFA França 1998. Os técnicos que participaram da votação foram quase unânimes ao escolherem como merecedor do prêmio o autor dos dois primeiros gols franceses na final do Mundial em Paris. A novidade deste ano foi que os 132 treinadores — um novo recorde — puderam votar em atletas das suas próprias seleções.
A intensa programação da noite de gala também registrou outras homenagens.

Os craques Bobby Moore, Gerd Müller, Just Fontaine, Dino Zoff e Garrincha foram integrados ao Hall dos Campeões do Futebol Internacional, enquanto o jornal Don Balón, que comemora aniversário de 25 anos, premiou personalidades do futebol espanhol.

Além disso, foram entregues todos os prêmios conquistados na última Copa do Mundo da FIFA, como a Bola de Ouro adidas para o melhor jogador, a Chuteira de Ouro adidas para o artilheiro da competição e o Prêmio FIFA Fair Play. A melhor seleção de 1998 de acordo com o Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola e a equipe que mais evoluiu na lista também foram homenageadas. No total, foram apresentados nada menos que 32 prêmios.

A cerimônia de premiação do Jogador do Ano da FIFA extrapolou o seu status inicial e se transformou em um dos eventos sociais e midiáticos mais importantes do ano. A sua cobertura televisiva excedeu todas as dimensões registradas anteriormente, sobretudo na Europa.

O espetáculo de 90 minutos produzido pela TV Catalunya foi transmitido ao vivo em rede nacional na Espanha e em países como Inglaterra, Alemanha e Grécia, enquanto canais de diversas outras nações apresentaram VTs ou extratos do programa.
No ano que vem, a cerimônia será realizada em Bruxelas. Os parceiros da FIFA na Bélgica serão dois integrantes do grupo ESM: a revista holandesa Voetbal International e a publicação semanal belga Foot Magazine.

Foto: UOL

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES