Mazolinha

Ex-atacante do Santos, Portuguesa Santista e Osvaldo Cruz

por Túlio Nassif

Filho do senhor Francisco Alves dos Santos e dona Maria José de Jesus, José Alves dos Santos, o popular “Mazolinha”, nasceu no dia 7 de novembro de 1944, em Rancharia, interior de São Paulo. É casado com dona Maria Joana Salgado dos Santos, com quem tem uma filha, Giordana, e um neto, Luiz Henrique. Atualmente, reside em seu sítio, próximo a Martinópolis-SP.

Nas paredes de sua casa, encontram-se as diversas fotos de sua longa história no futebol. Bom de papo, Mazolinha recorda com precisão, os jogos do passado e os relata com muita emoção, deixando transparecer o brilho em seus olhos de saudade dos tempos de boleiro.

Foi um jogador técnico, rápido e goleador, daqueles que jogavam para a equipe, pois era uma espécie de “coringa”. Atuava em qualquer posição no meio ou na frente, mas sua posição de origem sempre foi a de centro avante.

Iniciou sua carreira nas categorias de base do Santos, em 1963, quando o técnico era Antoninho. Nesse time jogava Samarone.

Posteriormente, foi para a Portuguesa Santista. Já em 1966, defendeu a extinta Associação Atlética São Bento de Marília, ao lado de Marcos Toledo, Pedroso, Pagãozinho e Nélson Coelho.

Após deixar o clube do Oeste paulista, passou por muitas equipes de Minas Gerais, dentre eles, Independente de Uberaba, América de Monte Santo de Minas e Flamengo de Varginha. E antes de encerrar carreira, atuou pelo Marília-SP, Tupã-SP, Londrina-SP, Nacional de Rolândia-PR, Guarani de Adamantina-SP e Tupi-SP.

Aventurou-se em algumas partidas pelo Lucélia da cidade de Lucélia, interior de São Paulo e pela Associação Esportiva Osvaldo Cruz.

Hoje, ainda bate uma bolinha pelos veteranos da sua região.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES