Mauro Venturini

Teletrinzista de Milton Neves
por Marcos Júnior

O palmeirense fanático Mauro Venturini, um dos famosos teletrinzistas de Milton Neves, começou a acompanhar futebol a partir dos cinco anos de idade por influência de seu pai, Carlo Venturini, que chegou ao Brasil em 1951 vindo da região da Toscana, na Itália, mais precisamente de Castelnuovo di Garfagnana.

Ainda menino, em companhia do pai e dos irmãos Carlos e Venturino, começou a frequentar o Palestra Itália para acompanhar os jogos do seu querido Palmeiras e, depois dos jogos, assistir o "Mesa Redonda" da TV Gazeta, à época com Milton Peruzzi, Zé Italiano e Peirão de Castro, entre outros.

Os anos sem conquistas de títulos não desanimaram o jovem Mauro, que crescia ao lado de um inseparável radinho de pilha, responsável por ouvir pela primeira vez Milton Neves na Jovem Pan, na década de 80.

Com o advento do "Bip", no começo dos anos 90, passou a enviar mensagens ao jornalista, que sempre respondia e citava seu nome, até que em julho de 2003, por iniciativa de Milton, os ouvintes começaram a participar ao vivo do programa do jornalista na Rádio Jovem Pan.

"Foi lá que conheci outros teletrinzistas, entre eles a Dra Deo, o Eder Minelli e o Cláudio De Stefano", relembra Venturini.

Em 2006 aconteceu o primeiro encontro da turma, no Pátio Terceiro Tempo com a presença dos fãs de Milton, que antes já se reuniam para churrascos organizados pela Dra. Deo.

"Palestrinos, corintianos, santistas, são-paulinos ampliaram e fortaleceram seus laços de amizade graças ao querido Milton Neves", emociona-se Mauro Venturini, que faz seu mundo pessoal da cor do time de coração.

"Meu fanatismo pelo Palmeiras é tão grande que tudo na minha vida é verde: objetos, roupas, casa, carro, etc", afirma Venturini.

Começou a trabalhar bem jovem, aos 15 anos no Bradesco, onde esteve entre 1983 e 1987, passando depois para o ramo de vidros e cristais para decoração.

Desde agosto de 2002 é dono de uma oficina em São Bernardo do Campo, a Venturini Auto Estufa LTDA.

É casado com Silvana Venturini, com quem tem dois (palestrinos) filhos: Mauro Venturino Venturini e Marcello Venturini, o caçula.

Jogo rápido com Mauro Venturini:

Maiores ídolos: meu pai (que me ensinou tudo na vida), Evair, Edmundo, Luiz Felipe Scolari e São Marcos de Palestra Itália.

Maior alegria: gol de Evair de pênalti na Libertadores de 1999, o pênalti defendido por São Marcos e o "Dia do Fico" de São Marcos em 2002/2003.

Maior decepção: a queda do Palmeiras para a 2ª Divisão em 2002.

Maior injustiça: demissão de Scolari em 2012 (único que "vestia a camisa" no momento.
Piores presidentes: Mustafá Contursi e Arnaldo Tirone.

Em 08 de julho de 2011, em um encontro dos teletrinzistas no Bufalo Grill da Avenida Vereador José Diniz, no Brooklin, gravou uma mensagem para Milton Neves, alusiva aos 60 anos do jornalista.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES