Mauro Shampoo

Folclórico futebolista e maior ídolo do Íbis

por Túlio Nassif

Mauro Texeira Thorpe, vulgo Mauro Shampoo, nasceu no dia 20 de novembro de 1956, no estado do Recife, em Pernambuco. É pai do também atleta Homed Thorpe, centroavante do seu clube do coração, o Íbis Sport Club.

Famoso, é conhecido por muitos no Brasil por ser um folclórico futebolista e jogador símbolo do Íbis. Meio-campista e eterno “camisa 10” é considerado o maior ídolo do clube pernambucano, o qual defendeu durante os anos de 1980 a 1990, onde anotou em seu currículo a incrível marca de apenas um gol.

A infância pobre não foi problema para Shampoo, que a driblou com categoria. Filho de uma família de 14 filhos, ele ajudava a aumentar a renda em sua casa com os pastéis que vendia na praia, lugar este, que deu seus primeiros pontapés. Com o passar dos anos, assim como aprendeu novas jogadas, adquiriu novos ofícios e praia de Boa Viagem, no Recife, exerceu a profissão de engraxate e cabeleireiro, sem deixar de lado é claro, as boas peladas. Numa dessas foi convidado para jogar no infantil do Náutico. Acabou sendo dispensado após cinco anos e acertou sua transferência para o Associação Atlética Santo Amaro, que mais tarde mudaria seu nome por diversas vezes e hoje é conhecido como Manchete Futebol Clube do Recife.

Lá, se saiu muito bem e chegou a ser vice-campeão brasileiro da chamada Taça de Bronze, equivalente à atual Série C do Brasileirão, em 1981.

Contudo, perdeu o espaço no time e acabou negociado com o Íbis. Sampoo mal sabia que iria permanecer dez anos na nova equipe, se tornar um ídolo e marcar um único gol, este na derrota para o Ferroviário do Recife por implacáveis 8 x 1. Após o apito final do árbitro, o herói pernambucano declarou ter realizado a obra de sua vida e concretizado seu maior sonho, o gol.

E quando encerrou carreira, retornou as origens e foi trabalhar como cabeleireiro. Abriu um salão de beleza na Praia da Boa Viagem, um dos principais pontos turísticos da capital.

No ano de 2012, foi candidato a vereador e ficou como Suplente em Recife pelo DEM.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES