Mauro Chaves

Saudoso jornalista
por Marcos Júnior
O jornalista Mauro Chaves faleceu na noite de 10 de fevereiro de 2011, vítima de complicações respiratórias e renais, ao 69 anos, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo.

Suas últimas atividades foram como comentarista do "Jornal da Gazeta"e editorialista do jornal "O Estado de S. Paulo", onde trabalhava desde 1981, além de ser palestrante dos mais requisitados para eventos empresarias, cursos e seminários.

Formado em Direito (PUC-SP), Administração de Empresas (pós ?graduado pela FGV-SP), Línguas (The American University ? Washington D.C.), Filosofia e Cinema  (Faculdade São Luiz) e pós graduado em Comunicação e Artes pela ECA-USP), Mauro Chaves, era um dos mais completos jornalistas do país.

A vasta cultura e o elevado conhecimento de diversas áreas de conhecimento, o levaram para outros campos, e também foi escritor, autor teatral, compositor e artísta plástico.

Entre suas obras, estão:

Ensaios:

A evolução das idéias no Brasil ? publicado pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), sob a supervisão de Aziz Nacib Ab´Sáber.
Grupo Oficina Brasil e a Eclosão Irracionalista - 1° Lugar no Concurso Nacional da ACCT (Associação Cariocas de Criticos de Teatro), publicado pela Revista Cultura, do MEC.

Mauro Chaves também recebeu diversos prêmios e homenagens ao longo de sua brilhante carreira, dentre eles:

Grupo Oficina Brasil e a Eclosão Irracionalista: 1° Lugar no Concurso Nacional da ACCT (Associação Cariocas de Críticos de Teatro);

Prêmio Pen Club, Adaptação do Funcionário Ruam, Editora Perspectiva, SP;

Prêmio SNT (Serviço Nacional de Teatro), peça teatral - Os Executivos;

Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Troféu Mambembe do Instituto Nacional de Artes Cênicas (INACEN), peça teatral - Cabeça & Corpo;

Prêmio de Publicação do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, peça teatral - Alvará de Conservação;

Prêmio Anchieta da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, peça teatral - O Virulêncio;

Prêmio Leitura do SNT, peça teatral - As Herdeiras;

Prêmio Leitura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, peça teatral - Agite Antes de Usar.

Mauro é o autor da peça "Os executivos", que foi encenada pelas atriz Beatriz Segall e Ariclê Perez e, com esta obra, recebeu o prêmio especial do Serviço Nacional de Teatro em 1974.

Também é o autor de "O dólar azul", "O virulêncio" e do ensaio "A evolução das ideias no Brasil".

Com informações do site palestrantes.org
Abaixo, um vídeo do "Jornal da Gazeta", com os comentários de Mauro Chaves para a crise do Senado em 2009:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES