Mauro Calixto

Ex-lateral do Ceará

Mauro Calixto, o colecionador de vitórias, foi um ex-jogador de futebol do Naútico e Ceará. O ex-atleta nasceu na serra de Maranguape- Ceará, em 1944. Um dos mais novos dos 11 filhos de Calixto Tavares e Edite Valentim, mudou-se para Fortaleza aos dois anos de idade.

Mauro perdeu os pais ainda menino e viu na bola uma distração. Aos 13 anos estudava para ser seminarista e treinava na categoria infantil do América.

Aos 15 anos, depois de ganhar seu primeiro título com o América, foi jogar no Ceará Sporting Club, seu time de coração. Mauro ganhou títulos nos três anos consecutivos. Aos 17 já era o lateral esquerdo titular do time profissional.

No profissional de 1963 a 1965, foi campeão da Copa do Nordeste e semifinalista da Taça-Brasil, atual Copa do Brasil.

Em 1965 foi respirar novos ares no Náutico. Em Recife ficou por quatro anos e conquistou quatro títulos. Mauro voltou ao Ceará como ídolo e foi campeão em 1971 e 72.

Mauro se destacou entre os jogadores do Ceará por estudar. Cursou educação física, enquanto atleta. Estudava de manhã, treinava a tarde e a noite.

Aos 29 anos, Mauro deixou os gramados e assumiu a profissão de professor de Educação Física em escolas públicas e particulares. O colecionador de vitórias também se formou em Direito.

Mauro teve uma filha, mas criou três sobrinhos, que ficaram órfãos, pois seu irmão foi assassinado e mais três crianças de um cunhado falecido. 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES