Maurício Copertino

Ex-zagueiro, atualmente treinador
por Rogério Micheletti
 
Ex-zagueiro do Santos nos anos 90, Maurício Copertino, hoje é écnico profissional, comandando a equipe árabe do Baniyas FC, após trabalhos como auxiliar-técnico no Vasco, Palmeiras e Cruzeiro, todos ao lado de Vanderlei Luxemburgo.
 
Em 6 de maio de 2023 assumiu o cargo de auxiliar-técnico de Vanderlei Luxemburgo no Corinthians. Deixou o Parque São Jorge junto com o "Professor" em 2 de outubro de 2023. 
 
RETROSPECTO
 
Em maio de 2019 acertou com o Vasco da Gama para trabalhar ao lado do técnico Vanderlei Luxemburgo, permanecendo no clube até a saída de Luxemburgo, em dezembro do mesmo ano. Retornou ao Cruzmaltino em janeiro de 2021, novamente para trabalhar com Vanderlei Luxemburgo, após este acertar sua volta ao clube, após passagem pelo Palmeiras em 2020. A passagem de Copertino pelo Cruzeiro, no entanto, chegou ao fim em 28 de dezembro do mesmo ano, dia em que Luxa foi demitido da Raposa. 
 
"Depois, eu fui ser auxiliar do Nenê Belarmino no Sertãozinho, no Comercial de Ribeirão Preto e Botafogo de Ribeirão. Em 2007, o Gallo me convidou para trabalhar com ele no Internacional, Figueirense, Atlético-MG, Bahia, Náutico, Avaí e no Emirados Árabes no Al Ain", conta o ex-beque, que trabalhou na conquista da Recopa Sul-Americana pelo Colorado gaúcho. Maurício Copertino tem residência fixa em Santos (SP).
 
Nos tempos em que atuava no Peixe, Maurício teve como companheiros de equipe jogadores como o atacante Guga, o zagueiro Ricardo Rocha, os volantes Axel e Gallo, os meias Jameli, Neto, Ranielli e Marcelo Passos, entre outros.
 
"Tenho amizade até hoje com muitos ex-jogadores", conta Maurício Copertino, que defendeu o Peixe entre 1993 e 1995.
 
O zagueiro começou nas categorias de base do Santos. No time jogavam também Axel e o meia Marcelo Passos. Antes de se profissionalizar na Vila, Maurício Copertino foi emprestado para times do interior paulista para ganhar experiência.
 
"Joguei no Tupã e também no Oeste Itápolis. Fui campeão da Segunda Divisão pelo Oeste e fui reintegrado ao Santos a pedido do professor Evaristo de Macedo (então treinador do Santos)", lembra Maurício Copertino.
 
Depois do Santos, ele jogou pelo Coritiba, em 1996, e deixou o país pela primeira vez. Maurício ficou 10 meses no futebol da Arábia Saudita, onde defendeu o Al Alhi. "Foi um pouco difícil no ínicio, mas me adaptei bem. Também tinham outros brasileiros na equipe, o Luiz Antônio (ex-Flamengo e Fluminense) e o Serginho Baiano (ex-Corinthians), que virou Serginho das Arábias", lembra o ex-zagueiro.
 
Em 1999, retornou ao futebol brasileiro. Jogou pela Internacional de Limeira. Lá, teve como companheiros de equipe o goleiro Ronaldo (ex-Corinthians), o meia Auecione (ex-Palmeiras), o lateral Wilson Goiano (ex-Botafogo) e o atacante Paulinho, principal artilheiro do time de Limeira.
 
Deixou o país pela segunda vez para atuar na Grécia. "Joguei três anos pelo Panahaki. A minha adaptação foi boa. O futebol grego tem um estilo bem parecido com as minhas características, com força e bola aérea", diz.
 
A experiência no futebol do exterior como jogador terminou para Maurício Copertino quando ele foi jogar no futebol chinês. "Conheci três culturas totalmente diferentes. Foi muito bom ter jogado no Hanan, da China, mesmo sem ter nenhum brasileiro na mesma equipe", revela o brasileiro vice-campeão da Liga Chinesa na temporada 2003-04.
 
Em 2005, Maurício Copertino voltou ao futebol brasileiro para vestir a camisa do União São João, de Araras (SP). No mesmo ano, optou por pendurar as chuteiras. "Fiz estágios de treinador com o Gallo, Sérgio Soares e Vagner Mancini", relembra o atleta de passagens em vários clubes do mundo que, hoje, continua atuando no futebol.

Em 2006, ele foi contratado para ser treinador do Serrano (RJ). Deixou o clube carioca no mesmo ano.

"Depois, eu fui ser auxiliar do Nenê Belarmino no Sertãozinho, no Comercial de Ribeirão Preto e Botafogo de Ribeirão. Em 2007, o Gallo me convidou para trabalhar com ele no Internacional, Figueirense, Atlético-MG, Bahia, Náutico, Avaí e no Emirados Árabes no Al Ain", conta o ex-beque, que trabalhou na conquista da Recopa Sul-Americana pelo Colorado gaúcho. Maurício Copertino tem residência fixa em Santos (SP).

Em 2012, foi companheiro de Alexandre Gallo no Náutico e, no ano seguinte, ao lado do parceiro de Timbu, assumiu como auxiliar técnico das categorias de base da Seleção Brasileira. 

No dia 25 de agosto de 2013, o UOL Esporte publicou uma matéria sobre Mauricio Copertino.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES