Massinha

Ex-lateral do Cruzeiro, Vasco e Seleção Mineira
por Marcelo Rozenberg
 
Benedito Aparecido dos Santos, o Massinha, foi um dos melhores laterais-direitos do futebol de Minas Gerais na década de 1960.

Nascido em São José do Rio Pardo, interior paulista, e falecido em São João da Boa Vista, fez parte da seleção mineira que levantou o Campeonato Brasileiro de Seleções em 1963 jogando ao lado de Marcial, Willian, Procópio, Neco, Hilton Chaves, Osvaldo Rossi, Wilson Almeida, Ari, Marco Antônio (ex-São Paulo e Comercial de Ribeirão Preto), Amauri (ex-Galo e Comercial de Ribeirão Preto), entre outros.

Ainda criança, mudou-se para Vargem Grande do Sul, onde iniciou a carreira de jogador na Associação Atlética Vargeana. Defendeu também Palmeiras de São João da Boa Vista, A.A.Caldense, Cruz Preta de Alfenas, Cruzeiro, Vasco e futebol da Colômbia.

Segundo o "Almanaque do Cruzeiro", de Henrique Ribeiro, disputou 234 jogos com a camisa celeste entre 1958 e 1966.

Casou-se em São João da Boa Vista e teve sete filhas. Antes de falecer, trabalhou como técnico do Rio Branco de Andradas (MG).

Muitos destes dados nos foram passados por Archimedes Angeli, que jogou com Massinha no Palmeiras. Foram amigos de infância e vizinhos. As fotos que ilustram esta página, por sinal, foram cedidas por Angeli.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES