Mário Tilico

Ex-ponta-direita do São Paulo
por Rogério Micheletti
 
Mário Tilico, ex-ponta-direita do São Paulo nos anos 80 e 90, hoje mora na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde trabalha como empresário de jogadores.
 
Ele começou a carreira de jogador no Vasco da Gama, mas explodiu jogando pelo Náutico. Em 1988, em uma transação considerada milionária pela imprensa pernambucana, Tilico deixou a equipe Timbu para jogar no São Paulo.
No Morumbi, o rápido ponta venceu a desconfiança dos tricolores aos poucos. Acabou virando uma espécie de talismã na equipe são-paulina. Marcou gols em partidas decisivas do Paulista de 89 (São Paulo 1x0 São José, primeiro jogo) e Brasileiro de 91 (São Paulo 1x0 Bragantino, primeiro jogo).
 
Depois do Tricolor, Tilico atuou no Cruzeiro, sendo campeão da Supercopa da Libertadores de 1991 (marcou inclusive o gol do título) e foi jogar em equipes médias do futebol espanhol. Retornou ao Brasil e passou por várias equipes, entre elas o Fluminense e o Juventude.
 
Mário Tilico, que é filho do ex-atacante Mário (atuou no Vasco da Gama nos anos 50), disputou 115 jogos (48 vitórias, 43 empates e 24 derrotas) e marcou 23 gols (números do "Almanaque do São Paulo", de Alexandre da Costa).
 
Em 2009, Mário Tilico começou a trabalhar como treinador, dirigindo o River, de Teresina. Nos 13 jogos à frente da equipe sofreu apenas uma derrota e terminou a Copa Piauí em terceiro lugar.
 
Ainda sobre Mário Tilico, no dia 30 de novembro de 2008, o site Terceiro Tempo recebeu de Anderson Quaglio (andersonquaglio@yahoo.com.br), o seguinte e-mail:
 
"Olá
Seria possivel o Milton Neves prestar uma homenagem ao Mário Tilico, jogado do São Paulo que fez o Gol do título paulista em 89... a embaixada são-paulina do Rio de Janeiro ficaria imensamente felliz....
 
Neste dia 30-11 ele esteve presente em nosso encontro, foram mais de mil torcedores em pleno o Rio, para assistir ao jogo São Paulo x Fluminense - infelizmente não levamos o titulo ainda... mas nem por isso deixamos de festejar.... seguem as fotos da homenagem que prestamos ao grande jogador:
Obrigado"
    ver mais notícias
    ver mais Áudio

    Pelo São Paulo:

    Atuou em 115 jogos, sendo 48 vitórias, 43 empates e 24 derrotas. Marcou 23 gols.
    Fonte: Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa.

    comments powered by Disqus

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2016

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 San
      71
    • 3 Fla
      71
    • 4 Atl
      62
    • 5 Bot
      59
    • Veja tabela completa

    Últimos craques