publicidade

Marcos Bassi

Chef e colunista da Rádio Bandeirantes
O chef e churrasqueiro Marcos Guardabassi, mais conhecido como Marcos Bassi, dono do tradicional restaurante paulistano Templo da Carne, morreu no dia 24 de março de 2013, aos 64 anos, em São Paulo. Bassi, que foi também colunista da Rádio Bandeirantes, lutava há tempos contra um câncer no pulmão.
Confira abaixo a história de Marcos Bassi, publicada em seu site oficial
A história que já é conhecida por muitos, porém gostosa de se repetir é a trajetória da vida de Marcos Bassi. Começou vendendo miúdos na rua, hoje grande empresário proprietário do restaurante de carnes TEMPLO DA CARNE - MARCOS BASSI mais conceituado do Brasil conquista o titulo de artesão. 
Marcos Bassi nasceu e cresceu no bairro do Brás centro de São Paulo, filho dos italianos, João que era alfaiate e Mafalda dona de casa começou sua carreira no ramo da carne com oito anos de idade vendendo miúdos de boi no bairro onde morava.
Com certeza não fazia idéia de que um dia seria o artesão da carne e que todo aquele trabalho viraria um grande negócio. Com muito trabalho e principalmente talento, Marcos e sua mãe Dona Mafalda adquiriram um espaço no mercado municipal firmando-se em um endereço.
Depois de alguns anos atuando no Mercadão, Marcos Bassi arrendou um espaço de esquina na Rua Humaitá no bairro do bixiga, já na época não foi simplesmente açougue o nome do estabelecimento e sim "CASA DE CARNES BASSI? o espaçohist img gd 02 fora feito a maior parte em inox algo inusitado e também uma câmara frigorífica aparente não muito comum naqueles dias. Atendia os imigrantes mais ricos da cidade, ingleses, franceses, alemães e óbvio italianos.
O artesão foi autodidata e aprendeu tudo sobre cortes e outros detalhes como irrigação sanguínea, maciez e textura.
O próximo passo e muito certeiro foi construir uma churrasqueira dentro da "CASA DE CARNES? para preparar suas "criações?, ou seja, seus cortes especiais o primeiro e mais famoso a fraldinha, antes considerada carne de segunda qualidade. Começou a vender assados, sanduíches e os cortes que já faziam parte da loja.
A partir de então Marcos Bassi tornou-se fornecedor de restaurantes, lanchonetes e hotéis com cortes nobres. O negocio cresceu e com ele mais uma novidade no mercado da carne a nomenclatura "nobre? a qual diferenciava os produtoshist img gd 03 em qualidade e preço facilitando o entendimento do consumidor, surge em 1978 a ?CENTRAL FRIGORIFICA DE CARNES NOBRES BASSI? na Rua 13 de maio. Marcos Bassi foi o pioneiro na implementação do sistema á vácuo e o processo de maturação no Brasil.
Junto ao frigorifico havia uma sala para 12 pessoas onde eram feitas degustações de carnes (raças e cortes). Foi então que Marcos Bassi teve a necessidade de atender seus clientes de uma maneira mais próxima quando inaugurou a churrascaria em 1979.
Ao longo destes anos o artesão criou o bom bom corte feito á partir do miolohist img gd 05 do alcatra e steak do açougueiro, copiado por muitos.
O trabalho árduo continuou por anos com muito sucesso. Marcos Bassi justifica o Templo da Carne como o resultado de seus 50 anos dedicados a sua especialidade, a carne. A história da carne e do churrasco é, sem dúvida, uma antes e outra depois de Marcos Bassi, 61 anos, açougueiro de profissão, empresário respeitado no setor e conhecido no Brasil e no exterior como o artesão da carne.
Depois de muito estudo, diversos experimentos e grandes resultados "Hoje eu tenho prazer e tempo de ficar mais perto do meu cliente e o mais importante tenho a oportunidade de manipular a carne com a minha própria mão, como um artesão que sou?.

 

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      71
    • 2 Grê
      61
    • 3 Pal
      60
    • 4 San
      59
    • 5 Cru
      56
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES