Maracanã

O estádio Mário Filho
por Diogo Miloni
O estádio Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, foi inaugurado em 16 de junho de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, especialmente para receber a quarta edição da Copa do Mundo de futebol. Planejado pelos arquitetos Rafael Galvão, Pedro Paulo Bernardes Bastos, Orlando Azevedo e Antônio Dias Carneiro, o estádio tinha capacidade inaugural para cerca de 155 mil pessoas. Em 2012, estava em obras para sediar outro mundial, desta vez a Copa do Mundo de 2014.
Mário Filho era jornalista e fundou o renomado Jornal dos Sports, um dos principais veículos de comunicação da época, por isso foi homenageado com o nome oficial da arena carioca. Já o apelido vem da língua tupi-guarani e tem origens de duas palavras: "maracá?, que traduzida é equivalente a chocalho; e "nã?, que quer dizer semelhante. Outra explicação está relacionada ao pássaro maracanã-guaçu, que tem grunhido similar ao do chocalho, que sofre risco de extinção.
O primeiro jogo aconteceu um dia depois da inauguração, na partida amistosa entre as seleções de novos do Rio de Janeiro e de São Paulo. O primeiro gol do Maracanã foi anotado pelo meio-campista Didi, o mestre da folha seca, que comandou os cariocas na vitória por 3 a 1.
Na Copa do Mundo de 1950, o maior estádio brasileiro recebeu oito partidas, entre as mais importantes a estreia brasileira, no triunfo por 4 a 0 sobre o México, e a grande decisão, entre Brasil e Uruguai, vencida pela equipe celeste por 2 a 1, que ficou conhecida como "Maracanazzo?.
Além de jogos inesquecíveis, grandes craques também desfilaram seu talento na grama verde do coliseu fluminense: a estreia de Pelé pela Seleção Brasileira, em 1957, e seu milésimo gol, em 1969. O estádio também foi testemunha dos geniais dribles de Garrincha, das epopeias de Zico e dos grandes gols de Roberto Dinamite.
Mesmo situado na capital do Rio de Janeiro, o Maracanã tem grandes passagens de paulistas por sua história: o bicampeonato mundial do Santos, em 1962 e 1963 teve as decisões disputadas em terras cariocas. Alguns anos mais tarde, em 1976, o Corinthians mobilizou sua torcida para viajar mais de 400 quilômetros para o duelo diante do Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Em 2000, novamente com o Timão sendo protagonista, o estádio Mário Filho assistiu ao titulo alvinegro do mundial de clubes da Fifa.
As medidas oficiais do Maracanã são de 110 metros de comprimento, por 75 metros de largura. O maior público registrado foi em 1969, no jogo Brasil 1 a 0 no Paraguai, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo do México, com 183.341 mil presentes,. Fora os espetáculos com a bola rolando, não faltam shows marcantes na história do estádio: Frank Sinatra, Kiss, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Ivete Sangalo, entre outros talentos.
A importância do Maracanã é imensurável. Palco preferido de jogadores e torcedores, foi homenageado diversas vezes em todas as artes, desde músicas até poesias. Fatores que embasam a crença de que o "Maraca? é um verdadeiro templo do futebol mundial.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES