Mairiporã

Ex-centroavante do Botafogo de Ribeirão Preto


Rafael Brilha Filho, o Mairiporã (apelido dado pelo técnico Feola em seus tempos de São Paulo FC), ex-atacante do Comercial e do Botafogo de Ribeirão Preto (SP), morreu no dia 20 de junho de 2006, aos 72 anos, vítima de câncer no cérebro. Ele começou a carreira no EC Mairiporã, clube amador da cidade de mesmo nome, a 30 km da capital paulista, mas seu primeiro time profissional foi o Catanduva FC, do interior do estado paulista.
Passou pelo Comercial (SP) e lá deixou seu nome gravado, na história do clube e da cidade de Ribeirão Preto (SP): ele foi o autor do primeiro gol do famoso "Comefogo?, o confronto entre Botafogo e Comercial e um dos mais importantes clássicos do futebol paulista.
O primeiro "Comefogo? aconteceu no dia 19 de dezembro de 1954, no antigo estádio Luis Pereira (onde atualmente funciona o ginásio poliesportivo do Botafogo). O jogo válido pelo campeonato paulista da segunda divisão terminou empatado em 1 a 1. Mairiporã abriu o placar para o Comercial e Américo igualou o marcador. Tempo depois, saiu do Bafo e também fez sucesso no ataque do Botafogo.
Em 1955, ele chegou ao São Paulo FC, onde ficou por um ano. Foram apenas oito jogos com a camisa tricolor (4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas) e dois gols marcados (um deles na derrota de 3 a 2 para o Botafogo de Ribeirão Preto ? seu ex-clube ? no dia 22 de julho de 1956).
Mairiporã também atuou no ataque do Jabaquara, Bragantino (SP) e Apucarana (PR), onde encerrou a carreira. Nascido em Juqueri (município de Mairiporã-SP) ele, que era dono da lotérica Mairiporã, em Apucarana (PR), deixou a esposa Leonor, o filho Rafael Luiz Brilha e dois netos (Rafael e Rafaela).
por Gustavo Grohmann / colaborou Laércio de Morais, de Apucarana (PR).
Fonte dos números: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES