Magalhães Jr.

Redator de programas humorísticos
por Tufano Silva

Alynthor Magalhães Jr., também conhecido como Magalhães Jr. ou Maga, é um dos roteiristas mais requisitados pelos programas humorísticos do Brasil. Morador do tradicional bairro paulistano da  Mooca, escreve para o "A Praça é Nossa", do SBT.
 
Nascido no bairro do Bixiga, em São Paulo-SP, no dia 6 de agosto de 1953, Magalhães Jr. passou a escrever profissionalmente "por acaso?. Ele lecionava Físico-Química em escolas e cursinhos, mas, como hobby, escrevia artigos bem-humorados que deixava fixado no mural da sala dos professores.

Um dos colegas que se deliciavam com as histórias de Maga, professor de português, o incentivou a começar a escrever crônicas. A partir daí, Magalhães Jr. não parou mais. Em 1982, foi até a redação da Folha de S. Paulo para mostrar seus textos para os colunistas Arapuã e Silvio Sílvio Lancelotti.

Na primeira tentativa de divulgar o seu trabalho aos seus ídolos, Maga foi barrado na portaria. No entanto, percebeu que um dos funcionários do prédio havia deixado cair seu crachá. Rapidamente, Magalhães o pegou e voltou em um outro dia ao jornal.

Na Folha, conseguiu mostrar seus textos ao Silvio Lancelotti, que, mesmo receoso com o desconhecido que havia surgido na redação, sugeriu que Maga lançasse um livro. Novamente "por obra do acaso?, seus textos foram parar nas mãos do editor Massao Ono, que o convidou para lançar seu primeiro livro, o "Contos da Mooca?.
 
Naquele mesmo ano, Fausto Silva, o Faustão, estava assumindo o bem-humorado "Balance?, na Rádio Excelsior. "O programa tinha um caráter altamente descontraído, debochado, e o Fausto o anunciava dizendo `aqui, neste programa, vem qualquer um´. Se vai qualquer um, posso ir eu também, pensei. E fui. A produtora geral do programa era a Lucimara Parisi, que me pôs na atração no mesmo dia em que foi o grande Henfil. Dá pra imaginar? Eu, um cara a Mooca, ao lado do Henfil? Para minha surpresa, ao final do programa o Fausto me convidou para colaborar com o humor, criando, segundo ele, `aquelas merdas engraçadas como as que eu havia escrito no livro´. E comecei a colaborar com o Fausto no `Balancê´?, resumiu Magalhães Jr.

Em 1983, Faustão foi para a TV, para apresentar o "Perdidos na Noite?, e levou Maga. A partir daí, o redator passou a escrever também para o infantil "Bambalalão?, da TV Cultura, e para as rádios Transamérica e Jovem Pan 2.
 
Quatro anos mais tarde, Magalhães já não lecionava mais e se dedicava apenas a sua carreira de redator, escrevendo para as TVs Bandeirantes, Record e SBT. No entanto, mesmo com a "agenda cheia?, Maga ainda tinha o desejo de colaborar com o "A Praça é Nossa?, conduzido por Carlos Alberto de Nóbrega, que tinha acabado de se transferir para o SBT.

"Para tentar encontrar com ele (Carlos Alberto de Nóbrega) e lhe entregar alguns textos, eu recorria a uma estratégia: ficava encostado no bebedouro do corredor bem em frente à sala dele. Quando ele saía ou entrava na sala, eu estava sempre ali, fingindo tomar água. Tomei milhares de litros de água até que, um dia, veio o convite para escrever o programa e temos uma parceria de mais de 25 anos?, explicou o redator.

Mesmo no "A Praça é Nossa?, Maga não deixou de escrever para outros programas. Para isso, já usou os mais diversos pseudônimos, como David Krauss, Thereza Juliani, Edrigo, Thor, Barbosa Stevens e até Major Nelson.

Em 30 anos de carreira, o redator já escreveu para diversos segmentos, desde gibis da Disney a textos de telessexo. Mas o que mais o orgulha é o fato de ter escrito para grandes nomes do humor brasileiro, como Ronald Golias, Chico Anysio, Renato Aragão, José Vasconcelos, Consuelo Leandro, Maria Tereza, Rony Rios, Canarinho, Jorge Loredo (o Zé Bonitinho), Tom Cavalcante, entre tantos outros.

Tem em seu currículo trabalhos em programas como "Escolinha do Golias?, "Escolinha do Professor Raimundo?, "Bronco?, "Alô Alô?, "Show do Tom?, "Zorra Total?, "Trapalhões?, "Apertem os cintos?, "Viva a noite?, "A turma do Didi?, "Só risos?, "Italianíssimo? e "Passa ou Repassa?.

No rádio, Maga já escreveu para o "Transpiração?, "Café com Bobagem?, "Pânico?, "Balance?, "No mundo da Bola? e "Você é Curioso??. O redator já fez também muito radioteatro para Gessy-Lever e American Sat.

Maga é pesquisador de humor e considerado um dos maiores colecionadores de áudios do gênero do país. Diz que suas maiores paixões são os trens, a fotografia, o futebol ? em especial o Santos FC -, o rock e o rádio. Tem sete livros editados, sendo três deles paradidáticos, voltados para literatura infanto-juvenil.

Em junho de 2013, criou o humorístico "Bola com Chapinha"  para o Portal Terceiro Tempo, que tinha a edição de Nicolla Lauletta e os atores Renê Loureiro e Rita Ferreira. Abaixo a sinopse do projeto:

"Convocados por Maga, os atores Renê Loureiro e Rita Ferreira, dão vida ao Bob Spray e a Nininha Machado.  Em seu salão de beleza chamado Fashion Moda, o coiffeur Bob Spray atende personalidades do esporte, política, rádio, tv, sempre ao lado do seu gato angorá chamado David Beckham. Quando não é pessoalmente, o atendimento é feito através de seu celular exclusivo, o pink-phone. Uma das principais clientes é Nininha Machado, uma socialite, que vem acompanhada de Cícero Pompeu, seu poodle, e é protegida por Valdenor, seu segurança pessoal. É durante o tratamento da chapinha de Nininha que Bob Spray comenta com a cliente sobre as últimas do futebol e de outros segmentos da sociedade."

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES