publicidade

Macedo

Lendário atacante do São Paulo
por Chico de Assis
 
Natanael dos Santos Macedo, o Macedo da nação Tricolor, nasceu em 16 de dezembro de 1969 na cidade de Americana, interior Paulista, e se destacou no Morumbi como uma das peças-chave de Telê Santana no início dos anos 90. Além do São Paulo, defendeu ainda as camisas do Cádiz, Santos, Cruzeiro, Vasco, Coritiba, Grêmio, Ponte Preta, Fortaleza, Itabaiana, Taubaté, Atlético Sorocaba, Comercial RP, Operário (MS) e União Mogi.

Curiosamente, mesmo com uma ascensão rápida em uma das melhores e mais vitoriosas equipes da história do São Paulo, atingiu o ápice de sua carreira como reserva de luxo de Telê durante a Libertadores de 1992. Tanto que é considerado como peça do time-base do Tricolor formado por Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão, e Ivan; Adilson, Pintado, Raí, e Palhinha; Müller, (Macedo) e Elivélton.

O histórico título sul-americano de 92, evidentemente, não foi o único de seu currículo. Macedo levou, também, a taça Libertadores de 1993, Paulista (1991/92), Brasileiro (1991),  Mundial Interclubes (1992/93), Supercopa da Libertadores (1993) e Recopa Sul-Americana (1993).

Fora das Alamedas do Morumbi, posteriormente, sagrou-se campeão do Torneio Rio-São Paulo (1997) pelo Santos, venceu o gaúcho de 1999 e a Copa Sul do mesmo ano com o Grêmio.

O fim de sua trajetória no futebol, contudo, não foi das melhores. Macedo não soube aproveitar o dinheiro arrecado em tempos de glória e concedeu uma coletânea de entrevistas apontando as dificuldades vividas no momento em que as pernas não mais lhe correspondiam.

Nos bastidores, a bem da verdade, sobram histórias de brigas com Telê Santana. Mestre e professor, o treinador São-Paulino sempre se mostrou preocupado com o futuro de seu pupilo. Chegou a sacá-lo time várias vezes como tentativa de repreensão. Não adiantou. Faltou ao atleta a humildade de seguir os conselhos do então comandante São-Paulino, fazer o pé de meia e capitalizar o lucro conquistado pelo talento exercido em seu trabalho, resultante de gols, títulos e história.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      72
    • 2 Pal
      63
    • 3 San
      63
    • 4 Grê
      62
    • 5 Cru
      57
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES