Maccagnan

Ex-centroavante do Rio Preto-SP


Geraldo Walter Maccagnan, o Maccangnan, nascido em Matão-SP em oito de julho de 1931, formou-se como centroavante nos amadores do Clube Atlético Novo Horizonte, da cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo.
Em 1950, prestou concurso na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, ingressando no funcionalismo Estadual, como "Agente Fiscal de Rendas?. Em 1954, dada a sua grande habilidade com a bola, foi convidado pelo Rio Preto Esporte Clube para jogar pelo clube.
Suas funções como funcionário do Estado, não lhe permitiram profissionalizar-se, e assim foi inscrito na Federação Paulista de Futebol, como atleta "não amador? (na ocasião havia três categorias de atletas: amador, não amador e profissional).
Jogou pelo Rio Preto EC, de 1954 a 1962, sendo considerado pelos de sua época, como um dos grandes "matadores? do futebol paulista da segunda divisão.
Da Capital, nesse período, recebeu propostas do Palmeiras e do São Paulo FC. Inúmeras foram as propostas dos clubes do interior de São Paulo, como: da Ferroviária de Araraquara, do Noroeste de Bauru, Botafogo de Ribeirão Preto, XV de Novembro de Piracicaba, América de Rio Preto entre outras. Mas sempre com os pés no chão, para não abandonar o seu emprego, preferiu continuar no Rio Preto EC.
Em 1956 o Rio Preto EC combinou com o Palmeiras um amistoso, no antigo Estádio Victor Britto Bastos. Resultado da Partida: quatro a dois para o "Glorioso?, com três gols de Maccagnan e um de Beni. Logo após o jogo, ainda nos vestiários, a diretoria do Rio Preto foi procurada por diretores do Palmeiras, pois queriam levar o artilheiro a qualquer preço. E mais uma vez, pensando no seu futuro, recusou a proposta.
Em sua carreira de futebolista o centro-avante só teve alegrias, pois segundo ele próprio, jogava por prazer, por gostar mesmo de jogar futebol. Mas teve também uma pequena frustração: nunca foi convidado para integrar seu time do coração, o Sport Club Corinthians Paulista. Talvez seu destino fosse outro, se um convite do "Esquadrão Mosqueteiro? fosse feito.
Casado com Nuronibar, Maccagnan é pai de Geraldo Jr e Regina Maura e tem três netos. Hoje ele está aposentado, dedicando-se a administração do Escritório de Engenharia de seu filho, e de vez em quando a boas pescarias.
Quem nos mandou o texto e as fotos foi o excelente Alexandre Luiz de Barros Rosa, de São José do Rio Preto-SP. Muito obrigado Alexandre!

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES