Luiz Gonzaga, o Guarda Luizinho

Brilhou nos anos 70, no centro de São Paulo, como o \\\"Pelé da Faixa\\\"
Por Chico Santo
Luiz Gonzaga, mais conhecido como o "Guarda Luizinho?. Uma ilustre figura, tão memorável em São Paulo quanto o antigo Mappin da Praça Ramos. "Notável guarda de trânsito que na longínqua década de 70 fazia a alegria da moçada, dos ancião e dos Office Boys. Ele foi o heroi de todos ? todos aqueles que amam a paz, o respeito, a civilidade e o amor ao próximo?, descreveu José Antonio Correia, em texto enviado ao jornalista Milton Neves.

"Eliana, faz o "Que Fim Levou?? dele, viu? Qualquer coisa, passa pro Chico! Mais do que o maior portal de memória do futebol mundial, reconhecido, também, pela WorldSoccer da Inglaterra, temos a obrigação de preservar a história do nosso país?, acrescentou o jornalista Milton Neves, fundador do Portal Terceiro Tempo.

A bem da verdade, são muitas as histórias associadas ao Guarda Luizinho, uma espécie de "Pelé da Faixa?, tido como visionário nato. "Certa vez, uma menina que trabalhava lá perto saiu para almoçar ao meio-dia e se distraiu com as coisas que eu fazia mais do que devia. Acabou voltando para o escritório às quatro da tarde. O chefe perguntou o que havia acontecido e ela contou que ficou me vendo trabalhar. Foi despedida e veio me contar isso. Fui até o escritório e pedi ao chefe dela que, em meu nome, ele a readmitisse. E foi o que fez?, contou Luizinho em entrevista publicada no fotoblog "Saudade de São Paulo?, de Eli Moraes.

Cidadão patriota que, acima de tudo, amava a profissão e, na velha esquina do Mappin, no centro de São Paulo, foi imortalizado pelo tempo, jamais se cansou de corrigir e ensinar os passantes mais afoitos, assim como os motoristas desvairados. "Eu não gostava de dar multa, acreditava mais na educação do que na punição para conscientizar o povo da importância de obedecer aos sinais e às leis de trânsito. Todos os dias eu recebia uma advertência. Várias vezes fui transferido de posto, mas o pessoal fazia abaixo-assinado com 40 mil, 60 mil assinaturas e eu acabava voltando para a esquina do Mappin."

Por essas e outras razões, Luiz Gonzaga, o Guarda Luizinho do Mappin, também está na seção "Que Fim Levou?? do nosso querido Portal Terceiro Tempo.

E, se você tem alguma foto e quer contribuir com a galeria do "Pelé da faixa?, envie a sua mensagem para chicosanto@terceirotempo.com.br

Mas, antes, clique aqui e confira, também, a história do Mappin, na seção "Que Fim Levou??, afinal de contas, o futebol é coisa "mais importante dentre as menos importantes?.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES