Luiz Claudio Menon

Ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete
Por Danielle Nhoque
Luiz Claudio Menon jogava como ala/pivô na "Geração de Ouro" do basquete brasileiro. Profissional formado pela Faculdade Paulista de Medicina, em 2013 atuava como endocrinologista em São Paulo.
Nascido no dia 07 de fevereiro de 1944, despertou sua paixão pelo basquete ainda criança, arremessando bolinhas de papel em um cesto improvisado. Iniciou sua carreira profissional no Palmeiras em 1960, onde aprendeu os fundamentos básicos do esporte com o instrutor Túlio Di Grado.
Transferiu-se para o Esporte Clube Sírio em 1963 e lá conquistou a Taça Brasil nos anos de 1968, 1970 e 1972. Com 1m98 de altura e autor de belos arremessos, foi convocado para defender a Seleção Brasileira.
Vestindo a amarelinha, venceu o Campeonato Mundial de 1963 no Rio de Janeiro, foi bronze no Uruguai em 1967 e prata na Iugoslávia no ano de 1970. Foi consagrado também com as medalhas de prata em São Paulo e ouro em Cali disputando os Jogos Panamericanos.
Em 1972 foi escolhido para carregar a bandeira brasileira no desfile de abertura das Olimpíadas de Munique, momento que considera o mais gratificante de toda a sua carreira. Dois anos depois, decidiu abandonar as quadras.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES