por Marcos Júnior

Luiz Américo é o nome artístico de Américo Francisco Filho, cantor e compositor nascido na cidade de Santos, em 22 de agosto de 1946.

Foi revelado para a música em um concurso de calouros de Silvio Santos, no começo dos anos 70.

Apaixonado por futebol, em especial pelo Santos Futebol Clube, seu time de coração, foi exatamente retratando o esporte que ficou conhecido nacionalmente, quando "emplacou" a música "Camisa 10", alusiva à Pelé e a preparação da seleção brasileira para Copa de 1974, que passava por um período de transição sem a participação do Rei do Futebol no time que foi à Copa da Alemanha.

No refrão da música, um samba muito bem construído citando vários jogadores da seleção de Zagallo,   "É camisa dez da seleção, laia, laia, laia... Dez é a camisa dele, quem é que vai no lugar dele".

O sucesso foi imediato e tocou muito nas rádios de todo o país, tornando Luiz Américo presença constante nos programas de televisão da época, como "Clube dos Artistas", "Chacrinha", "Flávio Cavalcanti" e "Hebe Camargo", entre outros.

Na esteira do sucesso de "Camisa 10", Luiz Américo marcou também com outras composições de muito sucesso, como "Fio da véia", "Carta de alforria" e "Casa Cheia", entre outras.

Atualmente reside na cidade do Guarujá, onde é dono de uma casa noturna chamada Lucky Scope.

Junto de seus três filhos, Luizinho, Sandro e Rodrigo, se apresenta com frequência na casa de samba Typographia Brasil, em Santos, de propriedade dos filhos.

Diversos nomes importantes da MPB gravaram canções de Luiz Américo, como Ângela Maria, Zélia Duncan, Clementina de Jesus, Alcione e Zeca Baleiro.

Em 21 de julho de 2013, Luiz Américo participou do programa "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes, apresentado por Milton Neves, ao lado de Frank Fortes, contando histórias de sua carreira. Ouça a entrevista na íntegra abaixo:

E, abaixo, um vídeo com a música "Camisa 10", grande sucesso de Luiz Américo.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES